quarta-feira, 17 de junho de 2015

TV Brasil estreia sessão de filmes asiáticos raros

Divulgação

Produções asiáticas da sétima arte com pouca visibilidade na televisão e nos cinemas brasileiros ganham as telinhas da TV Brasil a partir desta segunda (22), sempre às 23h. A emissora estreia uma sessão especial com cinco premiados filmes de países do continente como Índia, China, Japão e Coreia do Sul.


A seleção inclui longas que, em sua maioria, não entraram em cartaz no circuito nacional. Alguns estimulam a reflexão enquanto outros oferecem divertimento ao telespectador”, explica o gerente de Aquisições Internacionais da TV Brasil, José Zimmerman. “As produções tratam de temáticas universais, que poderiam ocorrer em qualquer lugar do mundo, mas com ênfase em situações do contexto econômico, político e social dos países da Ásia”, destaca.

Para iniciar o Ciclo de Cinema Asiático, o canal apresenta o poético drama indiano “A Esposa Solitária”. Pela sua direção no filme, o experiente Satyajit Ray conquistou o Urso de Prata no Festival de Berlim. “Antes mesmo do fenômeno de Bollywood, ele já era considerado o melhor cineasta da Índia”, lembra Zimmerman sobre o trabalho do diretor que faleceu em 1992.

Na terça (23), no mesmo horário vai ao ar o longa chinês “Flores do Amanhã”. Ao refletir sobre a difícil relação entre pai e filho, a produção destaca os conflitos entre a antiga e a nova China, além de sua transformação de valores. Já na quarta (24), o filme japonês “Um Paraíso Havaiano” mostra como uma comunidade tradicional busca construir um centro de entretenimento havaiano em alternativa à crise de sua economia baseada na mineração.

O elogiado drama sul-coreano “Poesia” é a atração de quinta (25). A película conquistou o prêmio de Melhor Roteiro no Festival de Cannes, em 2010.

Fruto do cinema de Bollywood, a comédia indiana “Singh, o rei” encerra o ciclo na sexta (26). Inédita no Brasil em todas as mídias, a produção revela a trajetória do camponês Happy Singh que se torna o rei do submundo australiano. O filme tem a participação especial do rapper americano Snoop Dogg.



Sinopse de “A Esposa Solitária”, filme de estreia da nova sessão

Gravado em 1964 pelo célebre diretor indiano Satyajit Ray (1921-1992), o filme “A Esposa Solitária” resgata uma história que se passa em Calcutá no final do século XIX. Com sutileza e elegância, a trama do longa foi adaptada do romance “Nastanirh” (The Broken Nest), escrito por Rabindranath Tagore.

Em 1870, na Índia sob domínio inglês, Charulata (Madhabi Mukherjee) é casada com o abastado indiano Bhupati (Sailen Mukherjee). Apesar de se considerar uma mulher privilegiada, a bela e inteligente jovem perambula pela casa, sentindo-se profundamente só. Proprietário de um jornal, Bhupati ama a esposa, porém passa mais tempo no escritório e fazendo carreira política no movimento de libertação do que em casa.

Ao perceber a solidão da mulher, o rapaz pede que seu primo Amal (Soumitra Chatterjee) faça companhia à sua esposa, estimule o talento artístico dela e ensine a Charulata tudo que sabe sobre literatura. Amal, aspirante a escritor, vai viver com eles para tentar encontrar um rumo para a sua vida.

Após alguns meses, os sentimentos entre Charula e Amal começam a ultrapassar a simples amizade. A partir daí, Bhupati passa a se preocupar com a intensidade da relação entre o primo e sua mulher.

Indicado ao Urso de Ouro, o aclamado cineasta Satyajit Ray recebeu o Urso de Prata de melhor diretor no Festival de Berlim de 1965 por seu trabalho à frente do drama “A Esposa Solitária”, clássico do cinema indiano. Versátil, Satyajit Ray dirigiu 37 filmes e, em 1992, conquistou o Oscar Honorário concedido pela Academia de Artes e Ciências Cinematográficas, em reconhecimento a sua produção.

Ficha técnica
Título original: Charulata. País de origem: Índia. Ano: 1964. Gênero: drama/romance. Duração: 117 min. Direção: Satyajit Ray, com Madhabi Mukherjee, Soumitra Chatterjee, Shailen Mukherjee, Shyamal Ghosal. Classificação Indicativa: 16 anos

Serviço:
Ciclo de Cinema Asiático - “A Esposa Solitária” – segunda-feira (22) às 23h, na TV Brasil.


Confira a programação completa de filmes do Ciclo de Cinema Asiático na TV Brasil

Esposa Solitária
Data: 22/06 (segunda-feira), às 23h

Flores do Amanhã
Data: 23/06 (terça-feira), às 23h

Um Paraíso Havaiano
Data: 24/06 (quarta-feira), às 23h

Poesia
Data: 25/06 (quinta-feira), às 23h

Singh, o rei
Data: 26/06 (sexta-feira), às 23h

Seja o primeiro a comentar ;)

Postar um comentário

  ©Noticias da tv brasileira - Todos os direitos reservados.

Template by Dicas Blogger | Topo