quinta-feira, 1 de outubro de 2015

A ocupação da Amazônia pode ser vista no Repórter Eco

Divulgação/TV Cultura
Durante dez anos, João Farkas realizou várias viagens para a Amazônia e registrou imagens de ocupação da maior floresta tropical do mundo. O resultado é um acervo de 12 mil fotografias. O Repórter Eco deste domingo (4/10) traz uma entrevista com o fotógrafo e mostra algumas imagens reveladoras desse movimento. O programa da TV Cultura vai ao ar às 17h30, com apresentação de Márcia Bongiovanni.

Farkas conta que a maioria das cenas vistas na Amazônia são de pequenos assentamentos, garimpeiros e lavradores. “Isso foge do controle do Estado e as coisas acontecem como a humanidade vem fazendo há milhares de anos. É uma ocupação basicamente predatória".
O trabalho de João se caracteriza pela cor e ele explica: “Eu quero que na foto esteja aquilo que eu vi”. Uma mostra com 75 fotografias pode ser vista na exposição Amazônia Ocupada, que está no Sesc Bom Retiro, no centro de São Paulo.
Acupuntura Urbana é o nome do projeto de revitalização do espaço público. O nome é uma clara referência à terapia milenar chinesa, que trata o corpo a partir de pontos estratégicos. Com pequenas ações de melhoria na cidade de São Paulo, a ideia é incentivar o morador a transformar o lugar onde vive a partir do resgate da identidade local. A reportagem conversou com as arquitetas Andréa Sender e Inês Fernandes, que desenvolvem as ações ao participar de editais públicos ou quando fazem parcerias com outras ongs. Elas explicam que o movimento só é possível com a participação e consentimento dos moradores. "A gente vai para os lugares onde as pessoas que estão naquele espaço querem essa transformação”, diz Andrea.
Consumir produtos de quem trabalha de forma criativa, apoiar sonhos e valorizar o trabalho artesanal brasileiro é a proposta do movimento Compro de Quem Faz. A intenção do grupo é fazer com que os consumidores comecem a refletir sobre o que está comprando. O site comprodequemfaz.com.br mostra como as pessoas podem participar .

Seja o primeiro a comentar ;)

Postar um comentário

  ©Noticias da tv brasileira - Todos os direitos reservados.

Template by Dicas Blogger | Topo