terça-feira, 17 de novembro de 2015

TV Brasil apresenta programação dedicada ao Dia da Consciência Negra nesta sexta

Brincando no Baoba: Cosme dos Santos e Suzana Nascimento - Credito: Rodrigo Ricardo

Para refletir sobre o Dia da Consciência Negra com alegria e diversão, a TV Brasil exibe uma programação especial nesta sexta-feira, 20 de novembro, à partir das 16h. Na Hora da Criança, a emissora apresenta o programa infantil Brincando no Baobá que vai mostrar as raízes africanas nas manifestações culturais brasileiras de um modo lúdico e interativo.


Mais tarde, às 23h, o destaque é o show "Músicas para Churrasco de Seu Jorge.Exemplo legítimo da história do negro no Brasil, o artista escolheu convidados envolvidoscom a causa, como Alexandre PiresZeca PagodinhoCaetano VelosoRacionais MC'e Sandra de Sá para uma grande festa aberta ao público.

Com o trabalho, Seu Jorge foi agraciado com o Grammy Latino 2012 de melhor álbum pop contemporâneo de música brasileira. O DVD duplo “Músicas para Churrasco” foi gravado em 20 de novembro de 2011 na Quinta da Boa Vista, no Rio de Janeiro.

Após o espetáculo, à 1h30, a TV Brasil mostra o documentário “Cem anos Sem Chibata”. Dirigido por Marcos Manhães Marins, o filme recorda a Revolta da Chibataque teve o marinheiro João Cândido com um de seus líderes. A produção conta com o depoimento de historiadores brasileiros e estrangeiros, líderes de movimentos sociais, oficiais da marinha, parentes de João Cândido e a participação do ator Antônio Pitanga.


Especial Brincando no Baobá celebra data de maneira lúdica

Com duração de uma hora, o infantil Brincando no Baobá será apresentado pela atriz e contadora de histórias Suzana Nascimento. Desta vez, ela estará acompanhada do atorCosme dos Santos, que representa o personagem de um griô, figura importante em várias tradições africanas, responsável pela transmissão oral dos saberes e fazeres ancestrais de uma comunidade.

No estúdio, além dos atores, o especial recebe o Jongo da Serrinha que comanda as atrações musicais no programa. O grupo cultural promove ações integradas entre arte, memória, cultura e desenvolvimento social.

O programa é intercalado com vídeos documentais produzidos pela TV Brasil e por emissoras parceiras da Rede Pública de Televisão (RPTV) no estados de Alagoas, Bahia, Rio Grande do Sul, Maranhão, Rio de Janeiro, São Paulo e Brasília.

As produções destacam as raízes da cultura africana nas manifestações típicas de diferentes estados do país. Nos vídeos, crianças, jovens e adultos revelam os reflexos dessa ancestralidade em diferentes expressões artísticas e culturais: música, dança, vestuário, religiosidade, língua, festejos e culinária.

Com muitas brincadeiras e um vasto repertório musical, as crianças podem aprender e se divertir no especial Brincando no Baobá que agrega conteúdos sobre a importância da herança africana na construção da identidade brasileira. O programa leva o nome de uma árvore nativa do continente africano. O baobá chega a alcançar de 5 a 25 metros de altura e é considerada a árvore nacional de Madagascar e o emblema nacional do Senegal.


Atração multiplataforma

Além do especial para televisão, o Brincando no Baobá tem uma dimensão multiplataforma na internet. Pela web (http://www.ebc.com.br/brincandonobaoba), o internauta pode conferir vídeos exclusivos sobre o programa, brincadeiras e informações para a criançada aprender mais sobre o continente africano, sua herança e riqueza cultural no Brasil.


Serviço:
Brincando no Baobá – sexta (20) às 16h, na TV Brasil.
Show "Músicas para Churrasco” de Seu Jorge – sexta (20) às 23h, na TV Brasil.
Documentário "Cem anos sem chibata" – sexta (20) à 1h30, na TV Brasil.

Seja o primeiro a comentar ;)

Postar um comentário

  ©Noticias da tv brasileira - Todos os direitos reservados.

Template by Dicas Blogger | Topo