quarta-feira, 3 de fevereiro de 2016

SBT lança “BBQ Brasil – Churrasco na Brasa” no sábado, 13 de fevereiro, às 21h30

Na foto: O jurado Rogério, a apresentadora Ticiana Villas Boas e o jurado Carlos Bertolazzi. Crédito: Gabriel Gabe/SBT

Acaba de acontecer na sede do SBT, a coletiva de imprensa de lançamento do reality show “BBQ Brasil – Churrasco na Brasa”, que estreia no SBT no sábado após o Carnaval, dia 13 de fevereiro, às 21h30, com apresentação de Ticiana Villas Boas e com a exigente dupla de jurados formada por Carlos Bertolazzi e Rogério deBetti. A coletiva estava repleta de jornalistas e blogueiros, que conheceram melhor como funcionará a atração. A partir de agora os especialistas em carne entram em ação e a emissora, já consagrada por seus realities voltados para a área de gastronomia, se torna o primeiro canal a exibir um reality show de competição de churrasco na tevê aberta brasileira, que tem como objetivo encontrar o melhor churrasqueiro amador do País. As cotas de patrocínio máster da atração são da Maturatta FriboiSeara e Extra. Além das cotas de apoio da NíveaHellmann's e Mania de Churrasco.


“Churrasco é uma paixão nacional, todo mundo gosta, sabe fazer ou pelo menos conhece alguém bem próximo que saiba. E o legal é que cada vez mais as mulheres também se interessam pelo assunto. O programa será um sucesso”, aposta a apresentadora Ticiana Villas Boas.

Com duração de 14 semanas, os competidores terão sempre que colocar todas as suas habilidades com a churrasqueira à prova para não ser o eliminado do dia. Para isso, será necessário cozinhar para multidões e fazer criações ousadas na brasa ou com técnicas clássicas do carvão para surpreender os jurados: Carlos Bertolazzi, que é conhecido dos telespectadores por ter comandado três temporadas do infernal “Hell’s Kitchen – Cozinha Sob Pressão” (SBT), e Rogério, que é um açougueiro consagrado e expert em churrasco.

“Eu acho que o BBQ Brasil vai mexer com todos os brasileiros, afinal, quem não gosta de um bom churrasco? Além disso, vocês podem esperar um Bertolazzi mais calmo, só que jamais bonzinho. Afinal, uma pitada de maldade nos comentários nunca é demais”, conta o Chef Carlos Bertolazzi.

Rogério, que vai estrear na televisão, revela estar empolgado com o programa: “Estou muito animado em fazer parte desse time de primeira linha do SBT, ainda mais podendo comer churrasco o dia inteiro, o que não há nada melhor. Sobre estrear como jurado na TV, chega a dar um frio na barriga com a expectativa, que é muito grande, mas estou tranquilo e confiante, afinal não irei interpretar ninguém, serei eu mesmo, do meu jeito, avaliando os participantes sob o meu ponto de vista. Serei o mais transparente possível com as avaliações dos churrascos. Espero experimentar carnes muito saborosas e bem preparadas, pois apesar de serem feitas por amadores, sei que temos muita gente boa. Mas se estiver ruim, vou falar sem rodeios”.

Os churrasqueiros amadores enfrentam ao longo de cada episódio três tipos de desafio de dar água na boca, são eles: Criativo (onde os participantes trabalham individualmente e mostram seu potencial de criar e inovar em cima de um tema definido);Externo (os candidatos trabalham em grupo e devem cozinhar para um grande número de pessoas nos mais diversos e inusitados lugares) e a Prova de Fogo (um duelo entre os participantes com o pior desempenho e que garante a salvação ou a eliminação do episódio).

A apresentadora Ticiana Villas Boas comenta: “Esse é um formato muito bom e dinâmico. Também participo do processo da atração, até mesmo das reuniões que definem quais serão as provas que os competidores terão que passar. Descobri que nem eu sabia que existia tanto jeito diferente de fazer churrasco e tanto assunto com essa temática. São três provas por programa, com gravações bem puxadas, pois são quase três dias inteiros de gravação para cada programa”.

Quem tiver o melhor desempenho durante o programa, com menor número de erros será eleito o melhor churrasqueiro amador do Brasil, que além do sonhado troféu da atração, também recebe uma tonelada de produtos divididos entre a Maturatta Friboie a Seara e um ano de compras no hipermercado Extra, no valor de dois mil reais mensais, ou seja, R$ 24 mil em um ano.

Maria Eugênia Rocha, gerente executiva da divisão de Carnes da JBS, comenta a importância de estar presente como patrocinadora de um programa com este, com a Maturattaa nova marca do churrasco Friboi. “Os churrasqueiros de verdade sabem que para preparar uma carne saborosa e suculenta é necessário um verdadeiro ritual, que começa desde a hora da compra dos ingredientes. Alguns detalhes são indispensáveis e uma carne especial maturada garante a maciez, a suculência e o verdadeiro sabor do churrasco”. A empresa fornecerá carne Maturatta Friboi, especialmente desenvolvida para atender as demandas dos churrasqueiros mais exigentes, sejam eles profissionais ou amantes do churrasco de fim de semana. Essa carne é especialmente selecionada e passa por um processo de maturação controlado, que é totalmente natural, sem adição de qualquer produto químico. A carne é deixada em repouso em temperaturas muito baixas – entre zero e dois graus – e as enzimas naturais quebram o rompimento das fibras da carne, o que garante ainda mais maciez aos cortes.

“O patrocínio do programa ‘BBQ Brasil – Churrasco na Brasa’ demonstra a força da marca Seara em toda sua linha de produtos", afirma Fabiola Menezes de Paula, diretora de Marketing e Trade da Seara. Fabiola ainda acrescenta: “Será muito interessante ver os participantes desafiados a inovar na preparação dos frangos, linguiças e outros produtos em churrasqueira, o que mostrará, além do talento de cada um, a versatilidade e a qualidade do portfólio da Seara. Observamos uma tendência de aumento da variedade de carnes no churrasco dos brasileiros e estamos investindo para atender essa demanda. Nosso portfólio conta hoje com produtos de vão desde cortes suínos já temperados até um dos nossos mais recentes lançamentos: o steakburger, o hambúrguer ideal para preparo em churrasqueira”.

 Eandres Gomes Aguiar, gerente de Marketing do Extra, diz: “Churrasco é a cara do brasileiro. O Extra contribui com milhões de churrasqueiros em todo o País, com uma grande variedade que vai desde as carnes e bebidas até a churrasqueira e por isso, tem muito orgulho de participar desse programa, que apoia e incentiva os churrasqueiros amadores de todo o país. Além de premiar os participantes, os clientes podem esperar ofertas relacionadas à temática do programa. Assim, quando der água na boca, os telespectadores poderão passar no Extra comprar os produtos com descontos especiais e tentar recriar as receitas em casa”.

O “BBQ Brasil - Churrasco na Brasa” é a versão brasileira do bem sucedido programa inglês “BBQ – Champ”, exibido no canal ITV. No Brasil, o programa do SBT é produzido pela Formata Produções e Conteúdo, com direção de Adriana Cechetti (a mesma do “Bake Off Brasil” e da terceira temporada do “Hell´s Kitchen”).

“Esse é mais um delicioso desafio, o de implantar um projeto como o ‘BBQ - Brasil - Churrasco na Brasa’. Será a primeira competição de churrasco do País e, como esse assunto é uma paixão nacional, acredito que o programa tenha tudo para agradar o paladar de todos os telespectadores. Além disso, fico muito feliz de reunir em um mesmo projeto Ticiana Villas Boas e Carlos Bertolazzi, parceiros que já renderam bons frutos ao SBT no comando de seus respectivos realities shows, mas que agora se unem ao açougueiro e especialista em churrasco Rogério para esse saboroso programa”, conta a diretora Adriana Cechetti.

Para Daniela Busoli, CEO da Formata, que produz o programa para o SBT, revela como está sendo a produção: “Churrasco é paixão nacional e o ‘BBQ Brasil – Churrasco na Brasa’, além de reality de competição, é ótimo em dicas de como preparar melhor cortes bovinos, suínos, embutidos, aves, peixes e acompanhamentos.  É realmente interessante e está sendo uma delícia produzi-lo”, finaliza.


Sobre a apresentadora: 
Ticiana Villas Boas
Ticiana Villas Boas começou sua carreira na imprensa de Salvador. Se formou em jornalismo pela Universidade Federal da Bahia em 2002. Trabalhou como estagiária e depois repórter na TVE - TV Educativa da Bahia, filiada da TV Cultura. Lá produziu e editou documentários. Em 2005 passou a integrar a equipe de reportagem da Band Bahia, que pertence à Rede Bandeirantes. Em 2006 foi transferida para São Paulo e se tornou repórter do Jornal da Band, onde passou a apresentá-lo em 2008. Ticiana participou e ancorou coberturas importantes como a vinda do Papa ao Brasil, Olimpíadas, Copa do Mundo, além das tragédias das enchentes em Santa Catarina e dos deslizamentos e mortes em Teresópolis, no Rio de Janeiro. Em 2010, ela ganhou o "Troféu Mulher Imprensa" de melhor âncora feminina da televisão brasileira. Chegou ao SBT em 2015, onde comandou a primeira temporada do reality show “Bake Off Brasil – Mão na Massa”, um verdadeiro sucesso de público e crítica. Agora, em 2016, Ticiana foi convidada a enfrentar um novo desafio na emissora: apresentar o primeiro reality show de competição de churrasco do País, o “BBQ Brasil”.

Sobre os jurados:
Carlos Bertolazzi
Bertolazzi é chef-proprietário do restaurante “Zena Caffé”, em São Paulo e está no comando do “Hell’s Kitchen – Cozinha Sob Pressão” há três temporadas no SBT. Descendente de italianos e formado em Administração, ele transformou sua paixão pela gastronomia em profissão e saiu do País para trabalhar ao lado dos melhores chefs do mundo. Estudou Gastronomia no Piemonte, norte da Itália. Em 2005, estagiou no Flipot, restaurante italiano com duas estrelas Michelin. Logo em seguida, trabalhou no Alto e no Falai, ambos em Nova York. Em 2007, venceu um concurso e estagiou no célebre El Bulli, do premiadíssimo Ferran Adriá – o papa da nova cozinha espanhola, mentor de uma geração inteira de chefs. Ao voltar para o Brasil, foi convidado por Juscelino Pereira a abrir o “Zena Caffé”, em 2009. Desde então, o chef - que começou sua vida na gastronomia para conquistar negócios - se desloca pelo Brasil em eventos. É autor do livro “iChef: Histórias e Receitas de um Chef Conectado” (Editora Tapioca). No comando de seu restaurante já recebeu vários prêmios e teve sua coxinha recheada com carne de pato recebendo o prêmio de “Melhor Comida de Rua” da revista Prazeres da Mesa em 2014.

Rogério deBetti
Rogério vem de uma família que atua no ramo de açougues desde o final dos anos 1870, na cidade de Lucca, região da Toscana na Itália. No Brasil, a família Betti retomou os negócios abrindo seu primeiro açougue no bairro da Mooca, em São Paulo, com seu tataravô, Carlos Betti, em 1920. Desde então já são três gerações que mantém a tradição de conduzir os açougues da família. Rogério é um dos principais especialistas de carnes do Brasil. Foi até Nova York e lá aprimorou suas técnicas. O empresário é ainda o responsável e organizador do maior evento de churrasco do Brasil: “A Churrascada”; evento que reúne os melhores especialistas de carne do País e teve a sua segunda edição realizada em novembro de 2015. Como jurado do “BBQ Brasil”, Rogério vai usar toda a sua experiência e conhecimento para buscar o melhor churrasqueiro amador do Brasil em 2016.

Mais informações:

Sobre o SBT
Em 19 de agosto de 1981 foi inaugurado o Sistema Brasileiro de Televisão. Considerado o canal da família brasileira, o SBT atinge 192 milhões de telespectadores e 62 milhões de lares. Atualmente conta com 114 emissoras em todo país com 24 horas de programação diversificada com participação de 14,4% em audiência na grande São Paulo, 14,2% em audiência no Brasil e 21,8% do bolo publicitário do mercado de televisão. O complexo do SBT tem uma área total de 230.000m² com 74.000m² de área construída. Conta com oito estúdios, somando uma área de mais de 4.400 m² e uma cidade cenográfica de 6.500 m². O SBT é a segunda emissora do país e é referência em produções infantis e programas de auditório proporcionando o bem estar da família. Acesse: www.sbt.com.br

Sobre o Formata
A Formata é uma produtora de conteúdo audiovisual 100% brasileira. Criada em 2015 por Daniela Busoli e os sócios Patricia Cavalcante, Dody Sirena (DCSet) e Paula Barbizan, tem o objetivo de criar e produzir programas de TV aberta e fechada, conteúdo de internet, desenvolver branded content e coproduzir com parceiros. Entre seus projetos lançados estão “A Grande Farsa” (Multishow), “Papito In Love” (MTV), a coprodução de "Cozinha Sob Pressão" (SBT) e “Pequenos Campeões” (SBT).

Sobre a Friboi
Com quase meio século de tradição, a Friboi é a marca líder em carne bovina no Brasil. Após três anos de um amplo trabalho de divulgação e ações de marketing, a marca promoveu uma grande mudança no setor, que até então era tido como commodity. A Friboi é hoje reconhecida espontaneamente por 80% dos brasileiros por oferecer produtos de confiança, com garantia de origem e rigorosos processos de qualidade. Em 2015, criou o projeto Friboi Orienta, um programa de educação que tem o objetivo de levar conhecimento aos consumidores e ensinar as melhores práticas em cortes, temperos e preparos para cada peça de carne.

Sobre a Seara
Marca tradicional, presente há mais de 50 anos no mercado e na mesa dos brasileiros, a Seara é a marca de produtos alimentícios do Brasil com total compromisso com a alta qualidade, e oferece um amplo portfólio nos segmentos de carnes de aves e suínos in natura, alimentos preparados e industrializados. A Seara conta com infraestrutura moderna e mão de obra altamente especializada, o que garante excelência no padrão de qualidade.

Sobre o Extra
A marca Extra inaugurou em 1989 a primeira loja do Extra Hiper em Campo Grande, MS. Hoje após 25 anos, está presente em 15 estados mais o Distrito Federal, atuando em mais de 800 pontos de venda no conceito multiformato e multicanal atendendo o consumidor quando e onde ele preferir, com lojas nos formatos hipermercado, supermercado, minimercado, drogaria, posto de combustível e na internet pelo www.extra.com.br itens de Alimentos e Não Alimentos. Com a premissa de levar soluções de compra cada vez mais alinhadas com os desejos do consumidor, o Extra traz diariamente aos seus clientes os melhores preços, ofertas e mecânicas promocionais exclusivas garantindo vantagem aos consumidores todos os dias da semana.  Nas lojas, formatos e site do Extra, todo dia é dia de pagar mais barato. O Extra lançou no início de 2014 o Clube Extra, programa de recompensas da marca. O consumidor se cadastra gratuitamente nas lojas ou no sitewww.extra.com.br/clubeextra , e além de desfrutar vantagens em ofertas e promoções da bandeira, acumula pontos em todas as compras que podem ser revertidos em descontos nas próximas compras.

Sobre a Hellmann’s
Hellmann’s está presente no Brasil desde 1962 e oferece diversos sabores de maioneses e molhos para salada, além de ketchup e mostarda. Com produtos simples e versáteis, a marca líder de mercado proporciona textura diferenciada, sabor e prazer a diversas refeições. A marca faz parte da plataforma Recepedia, site de receitas interativo que inspira tanto quem já cozinha quanto aqueles que estão aprendendo. Para mais informações, acesse o site de Hellmann’s e confira outras receitas no Recepedia (www.recepedia.com ). Para mais informações, acesse o site: www.hellmanns.com.br.

Sobre a Mania de Churrasco

Rede de fast food especializada em churrasco, a proposta da Mania de Churrasco! é oferecer carne de primeira em ambientes informais. A rede teve início em 2001, no Shopping Ibirapuera, zona sul de São Paulo, criada pelo empresário Alessandro Pereira e seus sócios, com sistema de buffet, a ideia era levar comida caseira e churrasco de qualidade para o corre-corre das praças de alimentação de shopping e atualmente conta com 5 unidades. Em 2012, depois de anos de estudo, alguns tropeços, pesquisas e testes, e novos sócios (um deles é gaúcho, foi o primeiro churrasqueiro da rede, Alceu da Silveira e coordena toda a operação das churrasqueiras) resolveu aprofundar o conceito de “Steak House” e criaram a marca mais sofisticada do grupo, a Mania de Churrasco! PRIME STEAK HOUSE, focando na qualidade dos produtos e em montar uma equipe diferenciada e informal. O objetivo era oferecer, em ambientes menores das praças de alimentação, os melhores cortes de carnes nobres, normalmente encontrados apenas em boas churrascarias, restaurantes e butiques de carnes, mas com preço justo. O conceito – que une praticidade e qualidade – logo se revelou um sucesso. Com carnes selecionadas de origem certificada, como as de gados da raça Aberdeen Angus, vindas dos melhores fornecedores do país e também da Argentina e do Uruguai, a rede inovou nos padrões de lojas de alimentação em shopping, trazendo produtos de qualidade superior com menu de picanhas nobres, bife Ancho, bife de Chorizo e Angus Short-Rib. A rede trabalha também com produtos de qualidade superior da linha Swift-Black da JBS. Além dos cortes de carnes bovinas, suínas e aves, também oferece saladas, acompanhamentos diferenciados e hambúrgueres feitos com carne nobre também de Angus. O segredo começa na origem, na seleção dos animais, passando pelo monitoramento da alimentação até o posicionamento em cortes exclusivos e o controle total do processo de maturação, o que garante o cuidado em toda a cadeia e a certificação da carne. No tempero, apenas sal grosso; no preparo, cortes selecionados no fogo bem alto da churrasqueira. A rede possui centro próprio de distribuição, o que permite padronização da qualidade superior e abastecimento rápido das lojas, uma segurança a mais para a rede e grupo de franqueados. Em 2013, ganha a sua primeira unidade franqueada, em Londrina, Paraná. A rede possui hoje 33 lojas, entre próprias e franqueadas, espalhadas pela grande SP, Jundiaí, Campinas, Santos e por Londrina, no Estado do Paraná. Está presente hoje nos mais badalados shopping centers de São Paulo – como JK Iguatemi e Morumbi Shopping – e a expectativa é de expansão. Em fevereiro de 2016, vai ser inaugurada uma nova unidade no Shopping Iguatemi Faria Lima. Prova de que é possível ter uma alimentação rápida, prática e a preços justos, sem abrir mão do principal, o gosto do legítimo churrasco.  Suculento e saboroso, para agradar aos mais exigentes paladares e, claro, aos churrasco-maníacos.

Conheça o perfil dos participantes do “BBQ Brasil – Churrasco na Brasa”:

Albervan Luz (39 Anos)
Belém (PA)

É casado e trabalha como analista de sistema de uma operadora de telefonia. Diz que a região Norte, ao contrário do que imaginam, possui uma grande tradição em fazer churrascadas. A diferença é que lá utilizam mais peixes e outros tipos de carne. Já preparou carne de jacaré, tartaruga e experimentou churrasco de peixe boi. Para ele tudo o que anda, nada, voa, se rasteja e não fala, pode ser assado em uma churrasqueira. Faz churrasco para desestressar da tensão profissional. Albervan não tem dúvidas que pode ser considerado o melhor churrasqueiro do Brasil, pois não tem medo de errar. Churrasco típico da região norte: Tambaqui com manteiga de garrafa, jambu e tucupi. Sempre “importa” produtos daquela região para ter em casa e não ficar sem.

Maria da Glória (65 anos)
São Paulo (SP)
É aposentada e casada faz 40 anos, tem três filhos e uma neta. Hoje faz comida o tempo todo mas quando se casou não sabia fritar um ovo. Começou a trabalhar como corretora de imóveis somente aos 55 anos para ajudar em casa. Começou a preparar churrasco faz 20 anos e, para ela, quem faz o churrasco na verdade é a mulher pois elas preparam tudo e os homens só colocam a carne no espeto e depois assam. Gosta mais de fazer churrasco de que preparar o almoço de domingo. Sua especialidade é fazer kaftas e espetinhos. Picanha só em dia de festa. Para ela, churrasco remete à reunião familiar. Diz que é super competidora pois na vida é preciso competir até para entrar dentro de um ônibus. Quer provar que toda mulher é a verdadeira churrasqueira do pedaço.

Aline Marinho (29 anos)
Santo André (SP)
É casada há mais de 10 anos com uma mulher e acabou de ser mãe através de um processo de inseminação artificial. Embora seja veterinária e adore animais, trabalha apenas com as vendas de produtos veterinários. Diz que sua família era muito grande e por isso organizar um churrasco era a forma mais fácil de reunir todo mundo. Gosta de preparar o churrasco em todo processo, desde a compra das carnes até a limpeza final. Para ela, churrasco tem que ter cheiro de churrasco, mas gosta de inventar novidades. Faz um espeto de brócolis com queijo que todos elogiam. É muito competitiva, pois seu pai a ensinou que o segundo lugar é o primeiro que perdeu. Seu sonho é trabalhar exclusivamente com cozinha. Para ela, fazer churrasco é poder cozinhar para muitas pessoas sem precisar lavar louça. Já trabalhou como bartender e faz ótimos drinks.

Bruno Panhoca (42 anos)
São Carlos (SP)
É casado e trabalha como publicitário em uma grande agência onde é diretor de planejamento de campanhas. Para ele churrasco é o grande evento de todo final de semana. Qualquer motivo é bom para fazer churrasco. Diz ter realizado o sonho de possuir uma churrasqueira própria. Garante que faz de tudo na churrasqueira, desde um simples misto quente até drinks misturando caldo de carne quente com whisky. Diz que a carne está em seu DNA pois cresceu em uma granja. Prefere usar qualquer carne à picanha, pois acha obvio e sem graça. Para ele, churrasco é a atividade mais ancestral e primitiva que existe. É jipeiro e ele e a esposa foram campeões de rallies. Também gosta de andar de skate (motorizado) e preparar cocktails.

Carlão Carvalho (38 anos)
Santos (SP)
É solteiro e trabalha como protético seguindo uma tradição familiar. Possui uma tatuagem no braço homenageando seu amor ao BBQ. Sua grande vontade é largar esse trabalho e entrar no mundo da gastronomia. Fazer churrasco é sua grande paixão desde criança. Gosta de pesquisar novas técnicas e receitas na internet. Criou um “pãoliça”, mistura de pão com linguiça. Já preparou churrasco para mais de 90 pessoas em um rodeio em Americana. Para ele, churrasco é um estilo de vida. Quando vai fazer uma churrascada, já acorda pensando em tudo que terá de fazer e gosta de se organizar. Pretende viver de preparar churrasco muito em breve e participar do programa pode ajudá-lo com isso.

Cedeni Azevedo (31 anos)
Sapiranga (RS)
É casada e como empresária, possui um quiosque de hambúrgueres em um galpão de eventos, mas trabalha na parte administrativa e atendimento ao público. Tem paixão pela gastronomia e diz que é churrasqueira desde a barriga da mãe. Aprendeu tudo o que sabe observando o pai e tio, no Rio Grande do Sul. Garante que sabe matar um porco e desossar um boi. Segundo ela, na sua família, churrasco é mais do que uma religião e por isso o pai não queria ensiná-la por acreditar que era tarefa dos homens. Para ela fazer churrasco é estar próximo das origens e da sua cultura gaúcha. O marido não sabe nem montar a churrasqueira. É muito competitiva, por isso quis ir contra o pai e aprender tudo o que sabe. Quer provar que mulher pode ser sim uma ótima churrasqueira.

Cláudio Sander (34 anos)
Lageado (RS)
É casado e trabalha como executivo de vendas em uma empresa de produtos hospitalares. Mora em São Paulo desde 1991. O pai era membro da igreja luterana e foi transferido. Foi com ele que aprendeu a fazer churrasco e lembra de ficar todos os domingos ao lado do pai, observando. Para ele, churrasco é uma celebração entre amigos e família. Gosta de fazer churrasco tradicional gaúcho mas coloca seu toque de criatividade. Garante que consegue fazer uma boa carne em qualquer situação: churrasqueira de bafo, alvenaria ou mesmo fogo de chão. Quer mostrar que é talentoso e provar que fazer churrasco é, antes de mais nada, um estado de espírito. Não tem dúvida de que sairá do programa com o título de melhor churrasqueiro do Brasil.

Isabela Dellal (33 anos)
Brasília (DF)
Solteira, trabalha como nutricionista com prática em gastronomia. Fez dois cursos (3 meses) na Le Cordon Bleu, de Londres. Hoje trabalha com nutrição infantil e reeducação alimentar. Começou a se interessar por churrasco por ser a única de sua turma que entendia um pouco do assunto e sempre acabava sobrando para ela o cuidado da carne. Gosta de preparar Picanha Invertida. É rata de academia e confessa que tem mania de querer ser magra. Diz que o segredo de seu churrasco é o tempero que coloca na carne. É muito competitiva, quando entra em uma competição odeia perder.

Joana Angélica (26 anos)
São Paulo (SP)
É solteira. Trabalha como zootecnista e possui pós-graduação em Tecnologia de carnes. Fez zootecnia pois sempre gostou de animais de grande porte e queria entender tudo o que acontece com as carnes depois do abate. Criada pela mãe e avó, aprendeu a se virar sozinha em atividades tidas como masculinas. Na adolescência observava os meninos preparando churrasco e se aproximou deles por curiosidade. Para ela, preparar churrasco é uma relação e custo e benefício e a união do útil com o agradável. Procura usar os conhecimentos da pós juntamente com sua intuição para preparar uma boa carne. O que motiva sua a participação é lutar contra o preconceito que existe com mulheres preparando churrasco.

José Eduardo (45 anos)
Sorocaba (SP)
É casado e trabalha fazendo customização de motos e construindo churrasqueiras de ferro. Começou a trabalhar com isso por ser dislexico e precisar e desde criança buscava alternativas para se sustentar. Gosta de realizar o sonho das pessoas, transformando motos antigas em máquinas incrementadas. Diz que Sorocaba é a terra dos tropeiros e por isso ele deve representar essa região no programa. Faz todo tipo de churrasco, desde o tradicional até o barbecue americano. O segredo de um bom churrasco é a escolha da carne e a dosagem do sal como tempero. Prefere trabalhar com peças grandes. Quer mostrar a técnica de um “capiau” de verdade e também alavancar seu negócio de churrasqueiras.

Katucha Inocênio (33 anos)
São Paulo (SP)
É solteira e trabalha como confeiteira. Fez curso de gastronomia no SENAC de São Pedro, especializou-se em gastronomia, mas afirma que sua paixão por churrasco é muito anterior a isso. Acredita que seus pais a geraram em uma churrasqueira pois só assim conseguiria explicar seu interesse. Começou a gostar de churrasco primeiro como degustadora e aos poucos foi se especializando no preparo. Foi seu pai e um tio que a ensinaram a preparar churrasco, hoje os dois estão mortos e gostaria de dedicar a possível vitória no programa a eles. Morou nos EUA e teve muito contato com concursos de BBQ. Sempre teve vontade de participar de um. Diz que é competitiva na medida da lealdade. Acredita que pode vencer por ser apaixonada por churrasco. Como hobby, gosta de andar de skate e cuidar do seu fusca.

Ricardo Antônio (55 anos)
São Paulo (SP)
É casado e trabalha como porteiro. Era motorista de ambulância do SAMU e perdeu o posto por ter sua carteira suspensa na época de assumir o posto no concurso. Sempre gostou de churrasco mas especializou-se há 15 anos, quando pegou gosto. É o churrasqueiro oficial em qualquer festa que aparece, mesmo quando vai somente como convidado. Sua experiência mais difícil foi assar um porco no rolete. Diz que seu churrasco é diferente pois o principal ingrediente que utiliza é amor e carinho. Se vencer o programa vai montar um bar especializado em churrasco para trabalhar só com isso. Vê o programa como sendo uma ótima oportunidade de realizar seu sonho.
  
Rafael Santos (34 anos)
São Paulo (SP)
Não namora, mas também não está solteiro. É muambeiro porque compra mercadorias na China e traz para vender no Brasil. Trabalhava como produtor e perdeu o emprego após sofrer um acidente. Teve que se virar. O avô era açougueiro, veio da Bahia tentar a vida em SP. Descobriu o prazer de fazer churrasco quando foi morar em uma casa com churrasqueira. Conta que acendia o fogo até para preparar um bife. Hoje acha que fazer churrasco sozinho é muito baixo astral. Diz que sua especialidade no churrasco é agradar quem está servindo. Já levou 8 horas preparando uma costela no fogo de chão. Para ele churrasco é simplicidade: pouco tempero e fogo baixinho. Certa vez convenceu um indiano religioso e vegetariano a experimentar um pedaço de picanha. O Indiano comenta até hoje e diz sonhar repetir essa experiência.

O “BBQ Brasil – Churrasco na Brasa” estreia no sábado, dia 13 de fevereiro, a partir das 21h30, no SBT.

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