terça-feira, 12 de abril de 2016

TV Rá Tim Bum! lança primeiro telejornalístico brasileiro para crianças

Os parceiros do projeto – Marcos Mendonça, presidente da Fundação Padre Anchieta; Ruth Kronenburg, presidente da ONG Free Press Unlimited; e Jan-Willem Bult, diretor geral da rede WaDaDa – e a apresentadora do Repórter Rá Teen Bum, Nathália Falcão, no lançamento do programa, realizado nesta terça-feira (12/4), na Fundação Padre Anchieta - Foto Jair Magri
TV Rá Tim Bum! inova e estreia neste sábado (16/4) o programa Repórter Rá Teen Bum, jornalístico brasileiro feito para crianças. Os pequenos também são o diferencial da linguagem da atração: é por meio do seu olhar e de suas experiências que as notícias são construídas. Com apresentação da âncora teen Nathália Falcão, o programa passa a ocupar a faixa das 20h30, aos sábados. A previsão é de que a produção também integre a grade da TV Cultura a partir de julho. 

Uma parceria entre a TV Rá Tim Bum!, a ONG holandesa Free Press Unlimited e a TV Cultura, Repórter Rá Teen Bum integra a franquia WaDaDa – Kids For News, rede de notícias para criança presente em 16 países. Com a missão de levar conteúdo de não-ficção para um público acostumado à fantasia, a proposta traz notícias e análises de temas atuais e complexos até mesmo para os adultos, como a adaptação dos refugiados sírios, falta d’água e vida política.
Voltado para a faixa etária que vai dos seis aos dez anos, fase em que os pequenos despertam um interesse maior pelo mundo e pelo outro, o programa adota uma narrativa diferente dos telejornais tradicionais. Para aproximar os acontecimentos de seus telespectadores, ao invés de especialistas e fontes oficiais, o que se vê na tela são crianças e adolescentes contando suas experiências, algo que facilita o entendimento e garante a identificação. 
Por integrar uma rede global, a atração permite às crianças o contato com diferentes realidades. Nele, matérias produzidas pelos outros países, como Nicarágua, Bolívia, Bangladesh, Holanda e África do Sul, são exibidas com o recurso de voz over. Ao mesmo tempo, a diversidade entre as regiões brasileiras é abordada com a colaboração de seis afiliadas da TV Cultura espalhadas pelo território nacional. Além da equipe da própria TV Rá Tim Bum!, integram o projeto a TV Brasil Central, de Goiás; TV Nova Nordeste, de Pernambuco e Brasília; É-Paraná e CATVE, do Paraná; TOP Cultura, de Minas Gerais; e a TV Cultura do Pará.

Em um formato de 52 episódios, com 12 minutos de duração cada, o programa é dividido em quatro blocos, que trazem tanto notícias quanto curiosidades vindas dos quatro cantos do planeta. São eles:
Matéria de Destaque – Principal reportagem da atração, o quadro traz assuntos como comportamento, política e atualidades. Com produção nacional, ele enquadra as pautas de acordo com o olhar das crianças e adolescentes, que narram suas histórias e experiências. Na primeira edição, por exemplo, para tratar da adaptação dos refugiados sírios, o programa ouve dois irmãos que chegaram ao Brasil fugindo da guerra. Entre outras coisas, eles explicam o trajeto percorrido até chegar aqui e contam como tiveram de lidar com uma língua desconhecida e a saudade dos amigos e da família. Também são abordados na Matéria de Destaque assuntos como falta d’água, questões de gênero, a rotina longe da comunidade urbana e engajamento político.
Gira Girou – Abastecido com as matérias que integram a rede internacional WaDaDa, o quadro apresenta o que acontece no mundo para as crianças brasileiras. Desde fatos inusitados até antigas tradições ganham espaço na faixa.
Você viu? – O Brasil atual entra em cena no quadro, que traz curiosidades e novidades que interessam ao universo infantil.
É Nóis – É o espaço para o adolescente e a criança mostrarem ao mundo sua realidade e seu ponto de vista. Com uma câmera na mão, eles mesmos produzem e apresentam a reportagem.

Sobre a apresentadora
A âncora teen Nathália Falcão tem 19 anos e faz sua estreia como apresentadora à frente do Repórter Rá Teen Bum. Desde os sete anos, trabalha com publicidade e, há três anos, passou a atuar também na televisão. Entre seus trabalhos, destacam-se as séries PSI, da HBO, e Beleza S/A, da GNT. Além disso, já trabalhou em um curta e uma websérie.
Cursando o segundo ano da faculdade de Artes Cênicas, Nathália sempre esteve em contato com alguma linguagem artística, estudando ballet clássico, piano, flauta doce, canto e teatro. “Quando eu era pequena, era como se fosse uma brincadeira, algo divertido de fazer, mas, desde os 12 anos, eu sei que essa é a coisa certa para mim. Eu amo trabalhar nessa área. Seu eu parasse, com certeza iria me fazer falta”, relembra.
Nathália conta que, apesar da pouca idade, teve a oportunidade de fazer trabalhos que a interessaram e propiciaram uma investigação, a tirando de sua zona de conforto. “ORepórter Rá Teen Bum é um desses projetos. Eu nunca tinha feito nada parecido. Ser apresentadora, trabalhar com TP (teleprompter), com notícias ou algo mais voltado para jovens e crianças. Estou aprendendo muito”, declara a apresentadora.

Sobre a TV Rá Tim Bum!
O primeiro canal infantil brasileiro da TV por assinatura está crescendo! Há 11 anos no ar, a TV que nasceu de um projeto inovador, que reunia a premiada experiência da TV Cultura em programação infantil ao conhecimento de pedagogos, psicólogos e especialistas em educação, amadureceu sua programação e continua em pleno desenvolvimento.
O canal se mantém como um importante incentivador da produção nacional, mas agora abre espaço também para programas internacionais, e segue fortalecendo o relacionamento com seu público, cuja faixa etária varia entre 2 e 10 anos.
Ousada e comprometida com o desenvolvimento da criança, a TV Rá Tim Bum! conta com uma equipe de profissionais especializados em televisão infantil para criar e produzir novos formatos, como o Repórter Rá Teen Bum, inovador noticiário brasileiro desenvolvido para o público infanto-juvenil, dando destaque à faixa seven plus (sete a dez anos).
A responsabilidade com o conteúdo de qualidade, que além de inspirador e construtivo seja leve e divertido, continua como seu maior desafio, permitindo que o canal seja recebido com confiança também por pais e educadores.
A TV Rá Tim Bum! é um canal qualificado, de acordo com a Lei 12.485 – do acesso condicionado -, e já faz parte do line up das principais operadoras de TV por assinatura, totalizando 12,8 milhões de assinantes.    

Serviço
Repórter Rá Teen Bum
ESTREIA: Sábado (16/4), às 20h30, na TV Rá Tim Bum!
Exibições inéditas: Sábados, às 20h30
Reexibições: Domingos, às 20h30 / Quintas-feiras, às 19h45
Previsão de estreia na TV Cultura em julho

Seja o primeiro a comentar ;)

Postar um comentário

  ©Noticias da tv brasileira - Todos os direitos reservados.

Template by Dicas Blogger | Topo