sexta-feira, 6 de maio de 2016

Discovery estreia Free Ride com primeiro episódio gravado no Rio de Janeiro

Rob Greenfield (esq) e James Levelle no Rio de Janeiro - Divulgação
Nove mil quilômetros, pés descalços e nenhum centavo no bolso – esse é o plano de viagem de Rob Greenfield. Ativista que busca subverter a lógica da relação com o dinheiro, ele recruta o cinegrafista James Levelle para uma aventura registrada pela nova série do Discovery, FREE RIDE.

No ar a partir de domingo, 15 de maio, às 20h40, a produção documenta a jornada da dupla por sete países da América Latina, começando em terras brasileiras e narrada em seis episódios com uma hora cada. Pela frente estão 72 dias de caronas, improvisos e situações insólitas que a produção capta em detalhes.
Partindo do Aeroporto Internacional do Rio de Janeiro, Rob e James têm o Panamá como destino e, ao longo do percurso, percebem que cada dia é um novo desafio de sobrevivência, parte de um experimento social que apresenta possibilidades tão fascinantes quanto perigosas.
Sem refeições garantidas ou locais para dormir, eles precisam explicar a proposta da viagem a desconhecidos, na esperança de encontrar almas generosas e dispostas a ajudar. A primeira pernoite, por exemplo, acontece no Morro do Vidigal, onde eles limpam a casa da anfitriã em troca de abrigo.
Rob é um especialista em sobrevivência vegetariano, com credenciais e métodos heterodoxos – revirar lixeiras em busca de comida é parte do repertório que ele utiliza para vencer os desafios das paisagens urbanas. Para ele, viver além dos limites da conveniência e do conforto é mais do que o pretexto para a viagem, é a filosofia e o estilo de vida que escolheu para si.
Junto a Rob está James, o cineasta responsável por documentar toda a aventura. A dupla precisará descobrir maneiras alternativas para garantir o alimento, para providenciar transporte e, em muitas ocasiões, dependerá da hospitalidade e da ajuda dos desconhecidos que encontrar pelo caminho. Rob e James levam consigo apenas itens e ferramentas básicas, como cantil e saco de dormir.
Os dois não se conheciam até o início das filmagens. Apesar de já ter filmado em circunstâncias extremas e viajado o mundo como cinegrafista, James nunca praticou os métodos de vida de Rob. Recém-apresentados, eles embarcam em uma jornada que promete tempos difíceis e ocasiões que pedirão confiança na nova amizade e fé na humanidade.
Rob mora em San Diego, Califórnia. Lá, ele cultiva o próprio alimento e vive em uma casa onde cabem apenas a cama e uma estante com roupas e livros. Adaptado à vida minimalista, ele se orgulha de suas escolhas e diz ter tudo que precisa.  A viagem pela América Latina não é a primeira; Rob já cruzou os Estados Unidos  a bordo de uma bicicleta, recolhendo alimentos de lixeiras. Agora, ele quer ir além da própria zona de conforto com FREE RIDE.
FREE RIDE é uma aventura que coloca à prova a minha própria capacidade de solucionar problemas, de procurar e criar recursos, de confiar em minha capacidade e de acreditar na bondade do outro”, diz Greenfield. “As pessoas dizem que o dinheiro move o mundo, mas o que acontece quando você resolve mover-se pelo mundo sem o dinheiro?”, acrescenta Levelle.
A seguir as descrições dos três primeiros episódios de FREE RIDE.
Episódio 1
Estreia: domingo, 15 de maio, às 20h40
Rob e James estão determinados a vencer a primeira etapa: ir do Rio de Janeiro para a fronteira com a Argentina. Eles dormem onde podem – o que inclui um camping improvisado em um posto de gasolina passar a noite sentados em um vaso sanitário. Para ganhar o sustento, eles faxinam, cozinham e ajudam a limpar entulhos. Diante das barreiras impostas pelo português, um idioma que nenhum dos dois domina, os dois precisam se explicar para estranhos e evitar ciladas.
Episódio 2
Estreia: domingo, 22 de maio, às 20h40
Rob e James continuam a tentativa de atravessar a América do Sul sem dinheiro.  A filosofia de Rob exige trabalho duro, criatividade, e a generosidade de estranhos. Enquanto caminham pela Argentina, eles são apanhados por uma tempestade que ameaça destruir o equipamento de filmagem e seus escasso pertences. Quando James encontra trabalho em uma fazenda de gado, o vegetariano Rob enfrenta seu pior pesadelo. Depois eles tentam abrigo em uma comunidade menonita e seguem  rumo à fronteira com a Bolívia.

Episódio 3
Estreia: domingo, 27 de maio, às 20h40
Sem dinheiro e nenhum lugar para ficar, Rob faz um acordo para conseguir chegar à paisagem deslumbrante do Salar de Uyuni. Mas, apesar das descobertas incríveis, a exaustão já se manifesta para os dois. Na movimentada cidade de La Paz, Rob procura restos de comida em restaurantes – algo completamente novo para James. Enquanto tentam passar para o Peru, a aventura quase chega a um desfecho trágico e precoce na famosa “Estrada da Morte”.
FREE RIDE é uma produção da Raw TV para a Discovery Networks International. Sam Maynard e Rebecca North são os produtores executivos para Raw TV. Da parte da Discovery, Liz Brach e Marion Haberman são as produtoras. Marjorie Kaplan é a presidente de conteúdo para Discovery Networks International.
SERVIÇO
FREE RIDE
Estreia: domingo, 15 de maio, às 20h40
Classificação indicativa: 10 anos

1 Comentário:

gaivota disse...

adorei esse documentário...me sentir viajando com eles ,ah se eu pudesse!

Postar um comentário

  ©Noticias da tv brasileira - Todos os direitos reservados.

Template by Dicas Blogger | Topo