quarta-feira, 29 de junho de 2016

Lima Duarte estreia a segunda temporada do Persona em Foco

Persona Lima Duarte_Foto jair Magri
Lima Duarte é o convidado de estreia da segunda temporada do Persona em Foco, programa da TV Cultura que também comemora seu primeiro aniversário. Seu foco é o resgate da história de atores, diretores e autores que solidificaram os pilares das artes cênicas do Brasil. A primeira edição desta nova fase vai ao ar na próxima terça-feira (5/7), às 23h30, com apresentação de Atílio Bari.

Na entrevista, Lima Duarte, aos 86 anos, conta passagens de seus 68 anos de carreira. Foram 127 trabalhos realizados e vários papéis emblemáticos que entraram para a história do teatro, televisão e cinema brasileiros. Estão como entrevistadores o produtor Mauro Giafrancesco e o crítico Jefferson Del Rio.

Lima relembra sua infância no povoado de Nossa Senhora da Purificação do Desemboque e Santíssimo Sacramento, em Minas Gerais. Ele conta que sua mãe enfrentou vários preconceitos, pois queria ser atriz, era epilética e espírita. “Levaram-na para um centro espírita em Sacramento para ser tratada dos acessos epiléticos. Ela virou espírita e começou a trabalhar no teatrinho”. Ele conta que entrou para as artes quando começou a fazer teatro com ela, no centro espírita. E não esquece  de um  momento marcante na peça A ladra. “Minha mãe era a ladra e eu o filho da ladra. Teve um momento que eu olhei para a ladra e não era mais a ladra me olhando, e sim minha mãe,  que via seu filho crescendo e tornando-se ator. Foi um momento lindo. Esse olhar tem me conduzindo e me trouxe até aqui”. 
O ator, cujo nome verdadeiro é Ariclenes Venâncio Martins, explica que foi Oduvaldo Vianna que lhe deu a oportunidade como ator de radionovela, mas foi a mãe que deu o nome artístico. “Sugeriu Lima Duarte, nome do seu guia de luz”.
Sobre sua carreira no Teatro de Arena, Lima ressalta a importância do dramaturgo Chico de Assis. “EU quero confessar uma coisa. Eu não existo. Lima Duarte é uma invenção de Chico de Assis. Chico de Assis é uma pessoa que amei com loucura e devaneio”. 
De sua atuação na televisão, ele fala dos trabalhos como ator e diretor na TV Tupi, em  O Direito de Nascer e Beto Rockfeller; depois, já na Globo, dirigiu O  Bofe (1972). Como ator, seu trabalho foi firmado quando interpretou Zeca Diabo, em O Bem Amado.  Também  está viva na sua memória a criação de Sinhozinho Malta, em Roque Santeiro, e o personagem Sassá Mutema, em Salvador da Pátria. “Como boia fria, ele tocava nas flores e elas cresciam. Quando ele se torna senador da República, ele toca nas flores e elas morrem”.
Esta edição conta com depoimentos de diversos atores como Regina DuarteLaura Cardoso, Lauro César MunizLuiz Gustavo, Ary Toledo e Maitê Proença. Esta lembra que o ator se emocionou ao saber que seu pai havia se matado e, durante uma gravação, diz: “Ele não conseguia lembrar as palavras e fazia grunhidos. E a cena foi ao ar. Mesmo sem palavras, ele consegue veicular todo sentimento humano. Ele é esta pessoa densa”,
Para os próximos programas, estão na lista dos homenageados Aracy BalabanianMaria Adelaide Amaral Othon Bastos, entre outros. 
Em 2015, o Persona Em Foco reuniu mais de 300 artistas consagrados, entre eles Regina Duarte, Beatriz Segall, Antônio Fagundes, Antunes Filho, Eva Wilma e Mauro Mendonça. Eles participaram como convidados, entrevistadores e depoentes nos 26 programas inéditos produzidos pela emissora.  
Analy Alvarez, coordenadora de dramaturgia e criadora do programa, conta que  o sucesso do programa é resultado de seus diferenciais: os convidados são entrevistados por amigos, há depoimentos de profissionais e amigos, e a plateia também é composta por jovens atores. “A plateia é fundamental no programa”.  
Persona em Foco tem roteiros de Analy e Marcus Cardelíquio e ainda é enriquecido por vídeos históricos, fotos e material de arquivos pessoais dos biografados.
Persona Em Foco – Segunda Temporada
Estreia: Lima Duarte
Dia 5/7 – 23h30

Seja o primeiro a comentar ;)

Postar um comentário

  ©Noticias da tv brasileira - Todos os direitos reservados.

Template by Dicas Blogger | Topo