terça-feira, 28 de junho de 2016

Sanfona que une o Brasil de norte a sul, “Milagre de Santa Luzia”, filme inédito na TV Aparecida homenageia Luiz Gonzaga, eterno rei do Baião


O milagre de Santa Luzia” (2008), longa de Sergio Roizenblit, em homenagem a Luiz Gonzaga, será exibido nesta quarta (29), às 20h na TV Aparecida. 

A associação entre o nome músico e a protetora dos olhos é revelada logo no começo do documentário, ao mostrar que o músico nasceu no mesmo dia da Santa e, seus pais, através da fé, sentiram que aquele menino, seria para todos uma grande presença de luz. Tal acontecimento serve de gancho para uma viagem muito especial através da musicalidade da sanfona. A saga começa em Exu, Pernambuco, cidade natal de Gonzagão, onde Dominguinhos interpreta "Lamento Sertanejo", que compôs com Gilberto Gil. 

Um dos principais sanfoneiros do país, Dominguinhos, em uma caminhonete percorre o Brasil afora, numa viagem onde o objetivo é mapear os locais nos quais a cultura da sanfona se estabeleceu e onde também nasceram seus principais intérpretes, tornando-se um registro da diversidade da cultura popular nacional, composta por inúmeros e variados estilos e cantores.

Se, por um lado, a tradição da sanfona no nordeste já é bem conhecida - embora "O milagre de Santa Luzia” mostre algumas novidades -, o sudeste e o sul surpreendem, com paulistas que combinam as tradições rurais com a urbanidade ou gaúchos que adaptam o instrumento para as cores locais combinando com o som da gaita.

O trabalho de Roizenblit revela as cores das culturas locais dando espaço para seus personagens e, Dominguinhos, com sua simpatia, conduz entrevistas que são verdadeiras conversas, despojadas e divertidas. Além disso, faz parcerias com outros grandes músicos, como Mario Zan, pai da apresentadora Mariângela Zan da TV Aparecida e Sivuca, ambos mortos em 2006. E ainda, o pernambucano Arlindo dos Oito Baixos, que conta como a sanfona o ajudou a lidar com a perda da visão. 


Premiação:

"O milagre de Santa Luzia" levou os prêmios de melhor trilha sonora no 41º Festival de Cinema Brasileiro e o Vagalume de melhor filme, concedido por um júri de deficientes visuais.


Serviço:
“O milagre de Santa Luzia”
Exibição: 29/06 – “Super Quarta” TV Aparecida
Horário: 20h

Ficha Técnica
Direção: Sergio Roizenblit
Ano: 2008
Gênero: Documentário
Elenco principal: Dominguinhos, Sivuca, Arlindo dos 8 baixos, Camarão, Genaro, Pinto do Acordeon, Joquinha Gonzaga, Dino Rocha, Elias Filho
Gabriel Levy, Toninho Ferraguti, Mario Zan, Osvaldinho do Acordeon, Renato Borghetti, Gilberto Monteiro, Luciano Maia e Quartcheto, Luís Carlos Borges
Edson Dutra dos Serranos, Bagre Fagundes, Telmo de Lima Freitas, Patativa do Assaré

Seja o primeiro a comentar ;)

Postar um comentário

  ©Noticias da tv brasileira - Todos os direitos reservados.

Template by Dicas Blogger | Topo