quinta-feira, 15 de setembro de 2016

Fotógrafo Adrian Teijido e escritora Vandana Shiva são destaques da semana no Curta!

Divulgação
Adrian Teijido chega às telas do Curta! nesta Quarta de Cinema, 21, na série “Luz e Sombra – Fotógrafos Brasileiros”. Com vasto currículo na TV e no cinema, o fotógrafo analisa as experiências por trás das câmeras em filmes como “Gonzaga: De Pai Para Filho” (Breno Silveira), “A Busca” (Luciano Moura) e “Órfãos do Eldorado” (Guilherme Cezar Coelho) e nas séries “A Pedra do Reino” (Luiz Fernando Carvalho) e “Subúrbia” (Luiz Fernando Carvalho e Paulo Lins). No episódio, Teijido comenta, porém, que foi o longa “O Palhaço” (Selton Mello) foi o longa que o colocou em uma posição diferente na cinematografia brasileira. Já sobre seu trabalho como diretor de fotografia da muito popular “Narcos”, série de José Padilha, ele destaca que os projetos para a TV estrangeira são pouco autorais: “É um business que tem uma intenção, que tem um departamento de marketing, que tem uma grana incrível e os caras, de repente, acham que a luz não deve ser tão contrastada ou que deve ser mais colorida”.
A Vida É Curta! da semana traz uma seleção de filmes com personagens dominados pelo ciúme. Com Suzana Pires, “Beijo de Sal”, de Felipe Barbosa, conta a saga de Rogério, um quarentão que tenta trazer seu melhor amigo que acabou de ficar noivo para a boa vida. Na sequência, "Deus Ex-Machina", de Carlos Gerbase, apresenta Dolores, mulher bonita, rica e paralítica, que contrata o detetive Otávio para seguir seu marido Inácio e descobrir qual é a sua verdadeira relação com uma jovem chamada Alice. Para fechar, “São”, de Pedro Severien, com Simone Spoladore e Julio Andrade. Na trama, que é cheia de enigmas e aberta a interpretações, um homem se torna agressivo com a namorada depois de ler uma carta deixada por seu pai, que acaba de morrer. Sua crise de valores resulta em um comportamento paranoico.
Já na Quinta do Pensamento, dia 22, a série “Impressões do Mundo” elucida o trabalho da indiana Vandana Shiva, física e ativista ambiental que utiliza a literatura como uma das ferramentas para dar voz as suas bandeiras. Fundadora da ONG Navdanya, que promove a biodiversidade de sementes, as plantações orgânicas e os direitos de agricultores, já recebeu como honraria o Right Livelihood Award, conhecido como Prêmio Nobel Alternativo. Com mais de 20 obras publicadas, é uma das cientistas mais respeitadas da atualidade.
Na Sexta da Sociedade, dia 23, o documentário “Cartas para Angola”, de Coraci Ruiz e Julio Matos, mostra a troca de correspondências entre pessoas separadas pelo oceano Atlântico. Com a mesma língua e um passado colonial em comum, Brasil e Angola se encontram e se conhecem por intermédio de cartas de amigos e de desconhecidos.

SEGUNDA DA MÚSICA
Paulinho da Viola - Meu Tempo é Hoje (Documentário)
Documentário dirigido por Izabel Jaguaribe com roteiro do jornalista Zuenir Ventura, é um perfil afetivo do cantor, instrumentista e compositor. O filme mostra seus mestres e amigos, suas influências musicais e percorre sua rotina discreta e muito peculiar, em suas atividades e hábitos desconhecidos do grande público. Mas a grande revelação vem das reflexões do músico sobre um único tema: o tempo. Há ainda encontros musicais com Marina Lima, Elton Medeiros, Zeca Pagodinho, Marisa Monte e a Velha Guarda da Portela. 

Diretora: Izabel Jaguaribe
Duração: 90 min.
Exibição: 19 de setembro, segunda-feira, às 22h.
Classificação: Livre
Horários alternativos:
Dia 20 de setembro, terça-feira, às 2h e às 16h;
Dia 21 de setembro, quarta-feira, às 10h;
Dia 24 de setembro, sábado, às 22h;
Dia 25 de setembro, domingo, às 10h

TERÇA DAS ARTES
Magritte, Noite e Dia (Documentário)
As memórias e os lugares que o artista visitou são evocados nesse documentário, que traz uma visão geral da vida pessoal e artística de Magritte.

Diretor:  Henri de Gerlache
Duração: 58 min
Exibição: 20 de setembro, terça-feira, às 23h.
Classificação: Livre
Horários alternativos:
Dia 21 de setembro, quarta-feira, às 3h e às 17h;
Dia 22 de setembro, quinta-feira, às 11h;
Dia 24 de setembro, sábado, às 12h;
Dia 25 de setembro, domingo, às 23h;

QUARTA DE CINEMA
 “A Vida é Curta!” dessa quarta traz uma seleção de filmes protagonizados por personagens dominados pelo ciúme
A faixa “A Vida é Curta!” apresenta três curtas com um dos temas mais explorados pelos roteiros de cinema: o ciúme. No drama “Beijo de Sal”, o quarentão Rogério tenta trazer seu melhor amigo recém-noivado de volta para a boa vida. Já o curta “Deus Ex-Machina” conta a história de Dolores,mulher bonita, rica e paralítica, que contrata o detetive Otávio para seguir seu marido Inácio e descobrir qual é a sua relação com Alice. E, para finalizar, em “São” um homem se torna agressivo com a namorada depois de ler uma carta de seu pai, que acaba de morrer.

Exibição: 21 de setembro, quarta-feira, às 20h
Classificação: Livre
Horários alternativos:
Dia 22 de setembro, quinta-feira, às 0h e às 14h;
Dia 23 de setembro, sexta-feira, às 8h;
Dia 24 de setembro, sábado, às 14h;
Dia 25 de setembro, domingo, às 1h;

Luz & Sombra - Fotógrafos do Cinema Brasileiro - Adrian Teijido (Série)
Luz & Sombra é uma série documental que aponta suas lentes para aqueles que sempre estiveram por trás das câmeras. A cada episódio, observamos a trajetória de um importante fotógrafo cinematográfico, ouvindo suas experiências e revisitando os filmes que marcaram sua carreira. No episódio de hoje, o olhar apurado de Adrian Teijido.

Diretores: Betse de Paula e Jacques Cheuiche
Duração: 30 min
Estreia: 21 de setembro, quarta-feira, às 22h.
Classificação: Livre
Horários alternativos:
Dia 24 de setembro, sábado, às 21h30
Dia 25 de setembro, domingo, às 9h30

QUINTA DO PENSAMENTO
Impressões do Mundo - Vandana Shiva - Literatura e Militância Ecológica  (Série)
Com mais de 20 livros publicados, a física Vandana Shiva é uma expoente do mosaico cultural da Índia, que mistura tradição milenar e modernidade cientifica. Seu ativismo político em defesa do meio ambiente repercute em todo o mundo. As expectativas e as visões de futuro para a humanidade, a defesa intransigente da preservação ambiental e do desenvolvimento sustentável e uma crítica contundente sobre a globalização. A vida e os caminhos percorridos por Vandana Shiva, uma das mais respeitadas cientistas da atualidade.

Diretor:  Ronaldo Duque 
Duração: 26 min
Exibição: 22 de setembro, quinta-feira, às 23h30.
Classificação: Livre
Horários alternativos:
Dia 24 de setembro, sábado, às 21h;
Dia 25 de setembro, domingo, às 9h;

SEXTA DA SOCIEDADE
Cartas para Angola (Documentário)
Brasil e Angola são duas margens do Atlântico que possuem a mesma língua e um passado colonial em comum. Neste filme, pessoas separadas pelo oceano trocam correspondências, alguns são amigos, outros nunca se viram.

Diretor:  Coraci Ruiz e Julio Matos
Duração: 88 min 
Exibição: 23 de setembro, sexta-feira, às 22h30.
Classificação: Livre.
Horários alternativos:
Dia 24 de setembro, sábado, às 2h30 e às 7h;
Dia 25 de setembro, domingo, às 18h;
Dia 26 de setembro, segunda-feira, às 16h30;
Dia 27 de setembro, terça-feira, às 10h30.

Seja o primeiro a comentar ;)

Postar um comentário

  ©Noticias da tv brasileira - Todos os direitos reservados.

Template by Dicas Blogger | Topo