quarta-feira, 19 de outubro de 2016

“Brasil Visual”, no Curta!, discute a performance na arte contemporânea

Divulgação
O Canal Curta! exibe na Terça das Artes, 25, o episódio da série “Brasil Visual” que discute as múltiplas possibilidades da performance. O artista Rodrigo Saad, o ‘Cabelo’, conversa com artistas que, assim como ele, se utilizam desse recurso como forma de expressão na arte contemporânea brasileira. O episódio abre discussão sobre as questões suscitadas por essa prática, como o uso do corpo, a efemeridade e a relação com o público, entre outros. Artistas, críticos e curadores ajudam a compor o caleidoscópico cenário da performance no Brasil. Uma diversidade que, inclusive, permite aos artistas que não se consideram “performers” a usarem essa linguagem em seus trabalhos.

Na Quarta de Cinema, dia 26, a série “Luz & Sombra – Fotógrafos do Cinema Brasileiro” coloca em foco Lula Araújo. No episódio, a história do profissional que começou na TV, no programa do Chacrinha, e que, com o passar dos seus 40 anos de profissão, virou referência em steadicam no cinema brasileiro.  Com mais de 40 anos de profissão, Lula Araújo já trabalhou nas mais variadas formas da produção audiovisual brasileira. Entre os principais trabalhos na tela grande estão “Bela Donna” (1998), de Fábio Barreto, “Outras estórias” (1999), de Pedro Bial; na TV, “Malu Mulher”, “O Bem-Amado” e “Carga pesada”. Em 2011, pelo trabalho no filme “Eu receberia as piores notícias dos seus lindos lábios”, de Beto Brant e Renato Ciasca, Lula Araújo ganhou o prêmio de melhor fotografia no 37º Festival de Cine IberoAmericano de Huelva, na Espanha. Com a experiência de quem operou os primeiros equipamentos de steadicam que chegaram ao Brasil, Lula Araújo pontua a importância da fotografia “A tecnologia aumenta, moderniza, mas a fotografia é uma só”, avalia.
Ainda na Quarta de Cinema, a faixa “A Vida É Curta!” da semana pega carona no sucesso da série “Stranger Things” e apresenta uma seleção de curtas brasileiros com roteiros macabros e assustadores. Para começar, “Barqueiro”, de José Menezes e Lucas Justiniano. Na história, Sérgio é motorista do Serviço Funerário Municipal de São Paulo há mais de 20 anos e se especializou em serviços que outros motoristas têm dificuldade em realizar: a remoção de crianças. Em uma noite de inverno em particular, Sérgio espera por sua primeira chamada. Na sequência, é a vez da animação “Meu Medo”, de Murilo Hauser. Em cena, as transformações nos sentidos causadas pelo medo.  Para fechar a quarta-feira sinistra“O Hóspede”, dos diretores Anacã Agra e Ramon Porto Mota.Em uma pousada no interior da Paraíba, um estranho hóspede e um incidente misterioso deixam o proprietário inquieto e obcecado em descobrir quem é aquele homem e o que ele está fazendo ali.
Na Quinta do Pensamento, dia 27, o episódio inédito de “Impressões do Mundo” apresenta a trajetória do escritor brasileiro Alan Riding. Filho de pais britânicos, Riding estudou economia e direito antes de se tornar jornalista, em 1966, na agência de notícias Reuters. No jornalismo,  trabalhou ainda no Financial Times e no The New York Times. Já na literatura, Alan Riding é autor dos best-sellers ‘Vizinhos Distantes’ e ‘Paris, a festa continuou’, que conta a história de como o nazismo se relacionou com a vida cultural em Paris no período da Segunda Guerra Mundial, em que diversos intelectuais tinham posicionamento ambíguo.

SEGUNDA DA MÚSICA
Nina Simone (Documentário)
Com muita música, esse documentário reconta a vida de Nina Simone, estrela do jazz e voz do movimento negro americano ao lado de Malcolm X e Martin Luther King Jr. 
DiretorFrank Lords  
Duração: 52 min.
Exibição: 24 de outubro, segunda-feira, às 20h40.
Classificação: Livre
Horários alternativos:
Dia 25 de outubro, terça-feira, às 0h40 e às 14h40;
Dia 26 de outubro, quarta-feira, às 8h40;
Dia 29 de outubro, sábado, às 11h50.

TERÇA DAS ARTES
Brasil Visual – Performance (Série)
Este episódio abre uma discussão sobre a performance na arte contemporânea e as questões suscitadas por essa prática artística. Entrevistando diversos artistas, cujas obras trazem compreensões distintas sobre o que é performance, o documentário apresentará um amplo panorama da produção performática brasileira. O episódio propõe reflexões sobre o uso do corpo, sobre o registro na performance, a efemeridade, a relação com o público e a presença de atores em obras performáticas, incluindo também elementos afetivos e temporal, dentre outros. 
Diretora: Rosa Melo
Duração: 26 min
Exibição: 25 de outubro, terça-feira, às 20h30.
Classificação: Livre
Horários alternativos:
Dia 26 de outubro, quarta-feira, às 00h30e às 14h30;
Dia 27 de outubro, quinta-feira, às 8h30;
Dia 29 de outubro, sexta-feira, às 20h30.

QUARTA DE CINEMA
O “A Vida é Curta” dessa semana traz uma coletânea de curtas brasileiros com roteiros macabros
Pegando carona no sucesso da série "Stranger Things", o “A Vida É Curta” embarcar em uma viagem aterrorizante, com os curtas “O Barqueiro”“Meu Medo” e “O Hóspede”. A ficção “O Barqueiro” tem como personagem principal Sérgio, que é motorista do Serviço Funerário Municipal há mais de 20 anos e se especializou em serviços que outros motoristas têm dificuldade em realizar: a remoção de crianças. Em uma noite de inverno em particular, Sérgio espera por sua primeira chamada. O diretor Murelo Hauser investiga como esse sentimento de pavor pode afetar os sentidos, com a animação “Meu Medo”. Para finalizar, o suspense “O Hóspede” acontece numa pousada no interior da Paraíba, onde um estranho hóspede e um incidente misterioso deixam o proprietário inquieto e obcecado em descobrir quem é aquele homem e o que ele está fazendo ali. 
Exibição: 26 de outubro, quarta-feira, às 20h
Classificação: Livre
Horários alternativos:
Dia 27 de outubro, quinta-feira, às 00h e às 14h;
Dia 28 de outubro, sexta-feira, às 8h;
Dia 29 de outubro, sábado, às 14h.

Luz & Sombra - Fotógrafos do Cinema Brasileiro - Lula Araújo (Série)
Luz & Sombra é uma série documental que aponta suas lentes para aqueles que sempre estiveram por trás das câmeras. A cada episódio, observamos a trajetória de um importante fotógrafo cinematográfico, ouvindo suas experiências e revisitando os filmes que marcaram sua carreira. Neste episódio, o entrevistado é o fotógrafo Lula Araújo. 
Diretores: Betse de Paula e Jacques Cheuiche 
Duração: 26 min
Estreia: 26 de outubro, quarta-feira, às 22h.
Classificação: Livre
Horários alternativos:
Dia 27 de outubro, quinta-feira, às 2h e às 16h;
Dia 28 de outubro, sexta-feira, às 10h;
Dia 29 de outubro, sábado, às 21h30.

QUINTA DO PENSAMENTO
Impressões do Mundo - Alan Riding (Série)
Nascido no Brasil, mas filhos de pais britânicos, Alan Riding sempre foi um cidadão do mundo. Estudou economia e direito antes de ser jornalista em 1966, atuando na Reuters. Nos anos 70 e 80, foi correspondente na América Latina do Financial Times e, depois, radicou-se em Paris, como correspondente cultural europeu do New York Times. É autor do best-seller “Vizinhos Distantes” e do sucesso nos Estados Unidos e Inglaterra, “Paris, a festa continuou”, que conta a história de como o nazismo se relacionou com a vida cultural em Paris no período da Segunda Guerra Mundial, em que diversos intelectuais tinham um posicionamento ambíguo. 
Diretor:  Ronaldo Duque 
Duração: 26 min
Estreia: 27 de outubro, quinta-feira, às 23h30.
Classificação: Livre
Horários alternativos:
Dia 28 de outubro, sexta-feira, às 3h30 e às 17h30;
Dia 29 de outubro, sábado, às 21h;
Dia 30 de outubro, domingo, às 9h;

SEXTA DA SOCIEDADE
Vietnã, Negociações de Paz (Documentário)
Enquanto a guerra se alastrava, Henry Kissinger, conselheiro de segurança nacional do presidente Nixon, e Le Duc Tho, membro do Politburo Vietnamita, realizavam reuniões secretas na França. Entrevistas exclusivas e gravações inéditas revelam o que realmente aconteceu entre esses dois homens que permaneceram em mundos separados. 
Diretor: Daniel Roussel 
Duração: 52 min 
Exibição: 28 de outubro, sexta-feira, às 20h30.
Classificação: Livre.
Horários alternativos:
Dia 29 de outubro, sábado, às 0h30 e às 15h30;
Dia 31 de outubro, segunda-feira, às 14h30;
Dia 01 de novembro, terça-feira, 8h30.

Seja o primeiro a comentar ;)

Postar um comentário

  ©Noticias da tv brasileira - Todos os direitos reservados.

Template by Dicas Blogger | Topo