quarta-feira, 16 de novembro de 2016

Curta! tem estreias exclusivas: "Andy Warhol"e "As Incríveis Artimanhas da Nuvem Cigana"

Divulgação
No mês em que completa quatro anos no ar, o Curta! presenteia a audiência com conteúdos nacionais e internacionais exclusivos. Nesta semana, estreia na Quinta do Pensamento, dia 24, às 22h30m, o documentário “As Incríveis Artimanhas da Nuvem Cigana”. Com direção de Paola Vieira e Claudio Lobato, o filme traz a trajetória do coletivo “Nuvem Cigana”, grupo de amigos formado por poetas, arquitetos, artistas visuais, músicos e jornalistas, que buscou ocupar espaços públicos com arte durante a ditadura militar. O longa é uma coprodução Diversão e Arte/Synapse e terá sua primeira janela de exibição no Canal Curta!, após ser selecionado pelo Fundo Setorial do Audiovisual (PRODAV 01/2013).

Na Terça das Artes, 22, às 23h, o Curta! exibe  o primeiro episódio da série internacional “Andy Warhol”, dirigida pelo cineasta Ric  Burns, e vencedora de dois prêmios Emmy e um George Foster Peabody Award. Os dois episódios trazem a vida de um dos mais famosos e controversos artistas da segunda metade do século XX, que virou ícone e referência de pop arte ao redor do mundo. Narrado pela artista experimental Laurie Anderson, a série conta com entrevistas de nomes como Irving Blum, Vicent Fremont, Paul Morissey, Donna de Salvo, entre outros. 
Na Quarta de Cinema, a história da emblemática cena de abertura do filme “Cidade de Deus”, batizada de “A Galinha”, é o tema do episódio inédito da série “Grandes Cenas”, apresentada por Matheus Nachtergaele. O roteirista de “Cidade de Deus”, Bráulio Montovani, e o diretor de fotografia, César Charlone, falam sobre a maneira como a cena foi construída, de modo criativo e inovador, além de revelarem a fonte de inspiração a que os cineastas recorreram para chegar ao resultado final. 
Ainda na Quarta de Cinema, a faixa “A Vida É Curta!” da semana exalta a música negra. O primeiro filme é o documentário “Tim Maia”, de Flávio Tambellini. No curta de 1987, o pensamento do ‘síndico’ Tim Maia, numa linguagem antiacadêmica, misturando papo e música, deixando a montagem fluir o swing de Tim. Na sequência, é a vez de “Macau, do jeito que sua alma entende”, de Daniel Tupinambá. O documentário registra o lançamento do primeiro disco de Macau, compositor da lendária canção “Olhos Coloridos”, imortalizada na voz de Sandra de Sá. Em seguida, “Conversa de Botequim”, de Luiz Carlos Lacerda, revela um papo com João da Baiana, o pioneiro sambista brasileiro. Para fechar a quarta-feira musical“Booker Pittman”, do diretor Rodrigo Grota. O filme mostra a passagem do saxofonista americano pela Londrina dos anos 50. 


SEGUNDA DA MÚSICA
Paulinho da Viola - Meu Tempo é Hoje (Documentário)
"Paulinho da Viola - Meu Tempo é Hoje", documentário dirigido por Izabel Jaguaribe com roteiro do jornalista Zuenir Ventura, é um perfil afetivo do cantor, instrumentista e compositor. O filme mostra seus mestres e amigos, suas influências musicais e percorre sua rotina discreta e muito peculiar, em suas atividades e hábitos desconhecidos do grande público. Mas a grande revelação vem das reflexões do músico sobre um único tema - o tempo. Há ainda encontros musicais com Marina Lima, Elton Medeiros, Zeca Pagodinho, Marisa Monte e a Velha Guarda da Portela. 

Diretora: Izabel Jaguaribe 
Duração: 83 min.
Estreia: 21 de novembro, segunda-feira, às 22h30.
Classificação: Livre
Horários alternativos:
Dia 22 de novembro, terça-feira, às 2h30 e às 16h30;
Dia 23 de novembro, quarta-feira, às 10h30;
Dia 26 de novembro, sábado, às 10h30.


TERÇA DAS ARTES
Andy Warhol (Série)
"Andy Warhol" é um empolgante e por vezes profundamente comovente retrato de um dos mais famosos e controversos artistas da segunda metade do século XX. É o primeiro a explorar o espectro completo da surpreendente produção artística de Warhol, combinando entrevistas gravadas e filmagens raras, cobrindo cinco décadas, do final dos anos 40 até sua morte em 1987. 

Diretor: Ric Burns 
Duração: 56 min
Estreia: 22 de novembro, terça-feira, às 23h.
Classificação: Livre
Horários alternativos:
Dia 23 de novembro, quarta-feira, às 3h e às 17h;
Dia 24 de novembro, quinta-feira, às 11h;
Dia 26 de novembro, sábado, às 12h.

QUARTA DE CINEMA
 “A Vida é Curta” traz uma coletânea de música negra
Em homenagem ao dia da Consciência negra, o Curta! apresenta grandes artistas da música negra, são eles: “Tim Maia”,”Macau”, “Conversa de Botequim” e “Booker Pittman”, na faixa do “A Vida é Curta”. O curta “Tim Maia” registra uma fase de sucesso do cantor. Entre uma canção e outra, Tim fala sobre a carreira, os amores e a vida. O curta “Macau” registra o lançamento do primeiro disco de Macau, compositor da lendária canção "Olhos Coloridos", imortalizada na voz de Sandra de Sá. “Conversa de botequim”fala sobre a figura de João da Baiana, o pioneiro sambista brasileiro que, numa conversa informal, nos conta a história do samba desde o começo. Do lado de pioneiros como Donga e Pixinguinha, ele vai descrevendo trechos pitorescos de sua vida ao lado de figuras importantes como Pinheiro Machado, Santos Dumont e dos primórdios de nossa música popular. Para finalizar, o curta do diretor Rodrigo Grita “Brooker Pittman” mostra a passagem do saxofonista americano pelo norte do Paraná.

Exibição: 23 de novembro, quarta-feira, às 20h
Classificação: Livre
Horários alternativos:
Dia 24 de novembro, quinta-feira, às 00h e às 14h;
Dia 25 de novembro, sexta-feira, às 8h;
Dia 26 de novembro, sábado, às 14h;


Grandes Cenas (Série)
Uma grande cena é aquela que não se define apenas na relação com as demais. Uma grande cena é aquela que contém em si um filme à parte, um universo à parte, capaz de alterar nossa sensibilidade e perdurar na nossa memória. Com o objetivo de resgatar o apreço por essa unidade fundamental que é a cena, a série Grandes Cenas busca analisar cenas memoráveis do cinema brasileiro. 

Episódio inédito “Cidade de Deus”
Apresentado por Matheus Nachtergaele, o episódio da série analisa a emblemática cena de abertura do filme Cidade de Deus, batizada de “A Galinha”. Os entrevistados são Braúlio Montovani – roteirista, e César Charlone – diretor de fotografia. Narra a maneira em que a cena foi construída, de modo criativo e inovador, e as fontes de inspiração que os cineastas recorreram para chegar ao resultado final. Como em todos os episódios, a cena é exibida no final.

DiretoresAna Luiza Azevedo e Vicente Moreno 
Duração: 15 min
Estreia: 23 de novembro, quarta-feira, às 23h45.
Classificação: Livre
Horários alternativos:
Dia 24 de novembro, quinta-feira, às 3h45 e às 17h45;
Dia 25 de novembro, sexta-feira, às 11h45;
Dia 26 de novembro, sábado, às 22h.

QUINTA DO PENSAMENTO
As Incríveis Artimanhas da Nuvem Cigana (Documentário)
Através de colagens, materiais de arquivo e vários depoimentos, este é um retrato íntimo e um ensaio profundo e apaixonado que reconstitui a força artística e analisa a influência exercida na arte brasileira pela "Nuvem Cigana", um coletivo de poetas cariocas que faziam parte do movimento conhecido como poesia marginal nos anos 70 e 80. 

Diretores: Claudio Lobato e Paola Vieira
Duração: 80 min
Estreia: 24 de novembro, quinta-feira, às 22h30.
Classificação: Livre
Horários alternativos:
Dia 25 de novembro, sexta-feira, às 2h30 e às 16h30;
Dia 26 de novembro, sábado, às 22h30;
Dia 27 de novembro, domingo, às 10h20.

SEXTA DA SOCIEDADE
Bordel Parisiense (Documentário)
Este documentário explora a complexa mistura de céu e inferno que caracteriza as casas parisienses de prazer. 

Diretor: Mark Kidel 
Duração: 52 min 
Exibição: 25 de novembro, sexta-feira, às 23h.
Classificação: Livre.
Horários alternativos:
Dia 26 de novembro, sábado, às 3h e às 9h30;
Dia 27 de novembro, segunda-feira, às 20h30;
Dia 28 de novembro, terça-feira, 17h.

Seja o primeiro a comentar ;)

Postar um comentário

  ©Noticias da tv brasileira - Todos os direitos reservados.

Template by Dicas Blogger | Topo