quarta-feira, 23 de novembro de 2016

Documentário sobre Jack Kerouac e episódio inédito de ‘Grandes Cenas’ estreiam no Curta!

Divulgação
Essa semana, ainda no clima de aniversário do canal, o Curta! presenteia a audiência com estreias de documentários internacionais, além da exibição de episódios inéditos de séries nacionais. Na Quinta do Pensamento, dia 1º, a vida do autor do extraordinário romance “Na Estrada”, Jack Kerouac, considerado o rei da Geração Beat, é destaque na programação. Em “Jack Kerouac: O Rei dos beats”, a trajetória do escritor que levou a literatura norte-americana a novos níveis de criatividade é examinada através de fascinante filmagem biográfica e entrevistas reveladoras com alguns de seus amigos e contemporâneos mais famosos, como Allen Ginsberg, Lawrence Ferlinghetti e William Burroughs.

Na Terça das Artes, dia 29, o Curta! exibe o segundo episódio da série “Andy Warhol”, sobre um dos artistas mais famosos e expressivos da segunda metade do século XX. Dirigida pelo cineasta Ric Burns, a biografia “Andy Warhol” fala sobre a vida do homem que virou referência de pop art ao redor do mundo. Narrada pela artista experimental Laurie Anderson, a produção foi vencedora de dois prêmios Emmy e um George Foster Peabody Award. Ao longo da série, personalidades como Irving Blum, Vicent Fremont, Paul Morissey e Donna de Salvo falam sobre o icônico Andy Warhol.
Na Quarta de Cinema, 30, o episódio inédito da série “Grandes Cenas”, apresentada por Matheus Nachtergaele, resgata uma cena emblemática do filme “Copacabana Me Engana”, de Antônio Carlos da Fontoura. Na cena “O Retorno de Alfeu”, o momento em que Irene (Odete Lara), acompanhada de seu amante muito mais jovem Marquinhos (Carlos Mossy), chega à casa e é surpreendida por seu ex-marido Alceu (Paulo Gracindo). Através de uma linguagem corporal marcante e um discurso sutil, mas contundente, Alceu tenta humilhar Irene mostrando o que ela perdeu ao trocá-lo por um garoto. No episódio de “Grandes Cenas”, o diretor do filme, Antônio Carlos da Fontoura, fala sobre o seu processo de construção da cena, assim como a influência que seu meio social e familiar teve no desenvolvimento do longa. Como em todos os episódios, a cena é exibida no final.
Ainda na Quarta de Cinema, a faixa “A Vida é Curta” fala sobre índios, terra, justiça e demarcação. Para começar, a estreia de “Cordilheira de Amora II”, documentário inédito na TV de Jamille Fortunato. Em cena, a história da indiazinha Guarani Kaiowá, Carine Martines, que vive na vila indígena de Amambai, no Mato Grosso do Sul, e transforma seu quintal em um experimento do mundo. O curta passou em vários festivais e conquistou diversos prêmios, entre eles o de “Melhor Curta – no festival É Tudo Verdade”, em 2015. Depois é a vez de “Índios no Poder”, documentário de Rodrigo Arajeju.  Mario Juruna, primeiro índio parlamentar na história do país, não consegue se reeleger para a Constituinte. Sem representante no Congresso Nacional desde a redemocratização, as Nações Indígenas sofrem ataques da Bancada Ruralista aos seus direitos constitucionais. O cacique Ládio Veron lança candidatura a deputado federal nas Eleições 2014, sob ameaças do Agronegócio.  Encerrando a faixa especial, “Ameaçados”, de Julia Mariano, mostra pequenos agricultores do sul e sudeste do Pará, que lutam por um pedaço de terra para plantar e viver.

SEGUNDA DA MÚSICA
Continuação - Lenine (Documentário)
A intimidade da criação do compositor brasileiro Lenine. As incertezas que a era dos downloads e do vinil trouxe para seu trabalho. A reunião de três gerações em torno de sua música. Um documentário sobre olhares, encontros, criação e tecnologia a serviço da paixão pela arte. 
DiretorRodrigo Pinto 
Duração: 71 min.
Estreia: 28 de novembro, segunda-feira, às 22h30.
Classificação: Livre
Horários alternativos:
Dia 29 de novembro, terça-feira, às 2h30 e às 16h30;
Dia 30 de novembro, quarta-feira, às 10h30;
Dia 03 de dezembro, sábado, às 22h20.

TERÇA DAS ARTES
Andy Warhol – Parte 2(Série)
"Andy Warhol" é um empolgante e por vezes profundamente comovente retrato de um dos mais famosos e controversos artistas da segunda metade do século XX. É o primeiro a explorar o espectro completo da surpreendente produção artística de Warhol, combinando entrevistas gravadas e filmagens raras, cobrindo cinco décadas, do final dos anos 40 até sua morte em 1987. 
Diretor: Ric Burns 
Duração: 56 min
Estreia: 29 de novembro, terça-feira, às 23h.
Classificação: Livre
Horários alternativos:
Dia 30 de novembro, quarta-feira, às 3h e às 17h;
Dia 01 de dezembro, quinta-feira, às 11h;
Dia 03 de dezembro, sábado, às 12h.

QUARTA DE CINEMA
O “A Vida É Curta!” traz filmes que abordam questões indígena
O Curta! exibe, nessa semana, filmes que tratam da temática indígenas, abordando questões como a justiça e a demarcação de terra que esse povo enfrenta. Os curtas são: “Cordilheira de Amora II”, “Índios no Poder” e “Ameaçados”. O documentário espontâneo “Cordilheira de Amora II” foi filmado com celular na Aldeia Amambai, no Mato Grosso do Sul, fronteira do Brasil com o Paraguai. Lá, uma índia Guarani Kaiowá de 9 anos, Cariane Martines, transforma seu quintal num experimento do mundo. Em “Índios no Poder”Mario Juruna, único índio parlamentar na história do país, não consegue se reeleger para a Constituinte (1987/88). Sem representante no Congresso Nacional desde a redemocratização, as Nações Indígenas sofrem ataques aos seus direitos constitucionais pela Bancada Ruralista. O cacique Ládio Veron lança candidatura a deputado federal nas Eleições 2014 sob ameaças do Agronegócio. Na sequência, será exibido “Ameaçado”, que mostra a batalha de pequenos agricultores do sul e do sudeste do Pará que lutam por um pedaço de terra para plantar e viver.
Exibição: 30 de novembro, quarta-feira, às 20h
Classificação: Livre
Horários alternativos:
Dia 01 de dezembro, quinta-feira, às 00h e às 14h
Dia 02 de dezembro, sexta-feira, às 8h;
Dia 03 de dezembro, sábado, às 14h;

Grandes Cenas – Série
Uma grande cena é aquela que não se define apenas na relação com as demais. Uma grande cena é aquela que contém em si um filme à parte, um universo à parte, capaz de alterar nossa sensibilidade e perdurar na nossa memória. Com o objetivo de resgatar o apreço por essa unidade fundamental que é a cena, a série Grandes Cenas busca analisar cenas memoráveis do cinema brasileiro. 

Episódio inédito: “Copacabana Me Engana”
Apresentado por Matheus Nachtergaele, esse episódio analisa a cena “O retorno de Alfeu”, protagonizada por Odete Lara (Irene), Carlo Mossy (Marquinhos) e Paulo Gracindo (Alfeu). O diretor do filme, Antonio Carlos de Fontoura, conta seu processo de construção da cena, assim como a influência que seu meio social e familiar teve no desenvolvimento do longa.Como em todos os episódios, a cena é exibida no final.
DiretoresAna Luiza Azevedo e Vicente Moreno 
Duração: 15 min
Estreia: 30 de novembro, quarta-feira, às 23h45.
Classificação: Livre
Horários alternativos:
Dia 24 de novembro, quinta-feira, às 3h45 e às 17h45;
Dia 25 de novembro, sexta-feira, às 11h45;
Dia 26 de novembro, sábado, às 22h.

QUINTA DO PENSAMENTO
Jack Kerouac: O Rei dos Beats (Documentário)
Essa é a biografia premiada do rei da Geração Beat. A escrita de Jack Kerouac, incluindo seu extraordinário romance "Na Estrada", levou a literatura americana a novos níveis de criatividade, e, no processo, inspirou mudanças culturais e sociais sem precedentes. Desde sua infância católica, atravessando seu desenvolvimento como um dos mais importantes autores americanos, até seu falecimento autodestrutivo aos 49 anos, Jack Kerouac - King of the Beats é ao mesmo tempo uma detalhada biografia e um comovente drama. 
DiretorJohn Antonelli 
Duração: 52 min
Estreia: 01 de dezembro, quinta-feira, às 23h.
Classificação: Livre
Horários alternativos:
Dia 02 de dezembro, sexta-feira, às 3h e às 17h;
Dia 03 de dezembro, sábado, às 11h;
Dia 04 de dezembro, domingo, às 23h.

SEXTA DA SOCIEDADE
Um Lugar ao Sol (Documentário)
O documentário aborda o universo dos moradores de coberturas de prédio das cidades de Recife, Rio de Janeiro e São Paulo. O diretor obteve acesso aos moradores das coberturas através de um curioso livro que mapeia a elite e pessoas influentes da sociedade brasileira. No livro são catalogados 125 donos de cobertura. Destes 125, apenas nove cederam entrevistas. Através dos seus depoimentos, o filme traz um rico debate sobre desejo, visibilidade, insegurança, status e poder, e constrói um discurso sensorial sobre o paradigma arquitetônico e social brasileiro. 
Diretor: Gabriel Mascaro 
Duração: 69 min 
Exibição: 02 de dezembro, sexta-feira, às 22h50.
Classificação: Livre.
Horários alternativos:
Dia 03 de novembro, sábado, às 2h45 e às 9h30;
Dia 04 de novembro, domingo, às 20h30;
Dia 05 de novembro, terça-feira, 16h50.

Seja o primeiro a comentar ;)

Postar um comentário

  ©Noticias da tv brasileira - Todos os direitos reservados.

Template by Dicas Blogger | Topo