quinta-feira, 2 de março de 2017

Rodrigo Suricato faz homenagem a Djavan em ‘As Canções da Minha Vida’, série exclusiva do Curta!

Divulgação
No episódio desta semana da série “As Canções da Minha Vida”, na Segunda da Música, 6, às 23h30, o cantor e compositor Rodrigo Suricato conta sua relação com a música e com canções que fazem parte de  seu repertório e de sua memória afetiva. O artista relembra o início da carreira, quando cantava em bares, à noite, e presta uma homenagem ao cantor e compositor Djavan antes de apresentar uma versão instrumental, na guitarra, de "Faltando um Pedaço".

- O Djavan é presente em 10 entre 10 artistas que tocam nos bares. Eles tocam 200 milhões de músicas do Djavan, então essa talvez seja uma homenagem, ainda que tardia. Eu ainda não consigo cantar Djavan da maneira como eu gostaria, embora eu reconheça a importância e como ele faz parte de todo o meu processo dos bares e por tudo o que eu passei – avalia Rodrigo.
Além de Djavan, Rodrigo Suricato interpreta "Um Pequeno Imprevisto", de Herbert Vianna e de  Theddy Correa e "Tempos Modernos", sucesso de Lulu Santos. Do seu repertório, Rodrigo canta "O Céu Quer Decolar" e uma versão à capela de "Quando Você Crescer".
Na Terça das Artes, 7, às 23h30, a série exclusiva do Curta!, “Estados da Arte” analisa a relação da arte contemporânea brasileira com a natureza.  No episódio inédito, entram em cena os trabalhos de Brígida Baltar e os processos geológicos de Thiago Rocha Pitta; os vínculos da arte com a biologia segundo Daniel Steegman Mangrané; o tempo, na obra de João Modé, e o afeto de Afonso Tostes pela madeira, que faz com ele leve a floresta para dentro do museu. Dirigida por Eduardo Goldenstein e produzida pela Aion Cinematográfica, “Estados da Arte” investiga, ao longo de 12 episódios, a motivação, os pensamentos e as obras de artistas contemporâneos dos mais variados estilos. A série é financiada pelo Fundo Setorial do Audiovisual (PRODAV 02/2013).
Na Quarta de Cinema, dia 8, Dia Internacional da Mulher, o Curta! reverencia, mais uma vez, a produção feminina no cinema. Pela segunda semana consecutiva a faixa “A Vida é Curta” celebra as mulheres no cinema – e que fazem cinema. A partir das 20h, o canal exibe três curtas dirigidos por mulheres e que exploram, cada um a sua maneira, três gêneros diferentes: ficção, documentário e experimental. Abrindo a faixa, “A Outra Margem”, de Nathália Tereza, conta a história de Jean, um agroboy do Centro-Oeste brasileiro que, num sábado à noite, escuta na rádio local um programa em que as pessoas deixam mensagens de amor. Na sequência, é a vez de “Olhos de Ressaca”, de Petra Costa. Vera e Gabriel estão casados há 60 anos e divagam acerca da própria história: os primeiros flertes, o nascimento dos filhos, a vida e o envelhecer e através de impressões e relatos. Para finalizar, “Vertières I, II, III”, de Louise Botkay, exibe a revisita da cineasta ao Haiti, país onde morou quando criança.
Na Quinta do Pensamento, dia 9, às 23h30, vai ao ar o primeiro episódio da série “Há Muitas Noites Na Noite”, que fala sobre o poeta Ferreira Gullar, morto em 2016. A produção é inspirada em um dos principais trabalhos de Gullar, o “Poema Sujo”, e é dirigida pelo cineasta Silvio Tendler. “Há Muitas Noites Na Noite” traça um panorama sobre o período de exílio do escritor durante a Ditadura Militar, mesclando animações, músicas, leituras, documentos e ilustrações em sete episódios.

SEGUNDA DA MÚSICA
As Canções da Minha Vida (Série)
Gravada no ateliê do artista plástico Sérgio Marimba,“As Canções da Minha Vida” é uma série musical composta de 13 episódios que faz um grande painel da música brasileira. Vamos conhecer quais as músicas mais marcantes e que influenciaram artistas importantes, como: Maria Gadú, Geraldo Azevedo, Ana Cañas, Hamilton de Holanda, Leo Jaime e Odair José. Artistas brasileiros, com seus instrumentos, irão destrinchar sua trajetória artística através das músicas que os influenciaram, que serviram de inspiração e que o ajudaram a compor seu trabalho autoral. Uma grande homenagem à música brasileira feita por seus compositores e intérpretes. 

 
Episódio inédito – Rodrigo Suricato
Rodrigo é artista, músico, poeta, pensador e nos brinda com belas falas, pensamentos e versões pra lá de inspiradas, como a que ele faz instrumental de "Faltando um Pedaço", de Djavan. Além de Djavan, ele ainda interpreta "Um Pequeno Imprevisto", de Herbert Vianna e Theddy Correa, e "Tempos Modernos" de Lulu Santos. Do seu repertório ele nos brinda com a doce "O Céu Quer Decolar" e a versão capela de "Quando Você Crescer".
Diretor: Bruno Levinson 
Duração: 26 min.
Estreia: 06 de março, segunda-feira, às 23h30.
Classificação: Livre
Horários alternativos:
Dia 07 de março, terça-feira, às 3h30 e às 17h30;
Dia 08 de março, quarta-feira, às 11h30;
Dia 11 de março, sábado, 21h30.

TERÇA DAS ARTES
Estados da Arte – Natureza (Série)
Da intimidade do corpo-casa em Brígida Baltar à imensidão dos processos geológicos em Thiago Rocha Pitta. As relações da arte com a biologia segundo Daniel Steegman Mangrané. João Modé e o tempo na gênese da obra. Afonso Tostes revela o afeto pela madeira e traz a floresta para dentro do museu. 
Diretor: Eduardo Goldenstein
Duração: 26 min
Estreia: 07 de março, terça-feira, às 23h30.
Classificação: Livre.
Horários alternativos:
Dia 08 de março, quarta-feira, às 3h30 e às 17h30;
Dia 09 de março, quinta-feira, às 11h30;
Dia 11 de março, sábado, às 21h.

QUARTA DE CINEMA
Faixa “A Vida é Curta!” especial Dia Internacional da Mulher
Para homenagear as mulheres, o canal exibe, nesta quarta-feira, três curtas dirigidos por mulheres e que exploram, cada um a sua maneira, três gêneros diferentes: ficção, documentário e experimental. São eles: “A Outra Margem”, “Olhos de Ressaca” e “Vertières I, II, III”. O curta “A Outra Margem”, de Nathália Tereza, conta a história de Jean, um agroboy do Centro-Oeste brasileiro que, num sábado à noite, escuta na rádio local um programa em que as pessoas deixam mensagens de amor. Depois, é a vez de “Olhos de Ressaca”, de Petra Costa, que traz os personagens Vera e Gabriel, que divagam acerca dos seus 60 anos de casamento: os primeiros flertes, o nascimento dos filhos, a vida e o envelhecer. Para finalizar, “Vertières I, II, III”, de Louise Botkay, exibe a revisita da cineasta Louise Botkay ao Haiti, país onde morou quando criança. Ela apresenta três incursões fílmicas ao processo histórico, social e político haitiano.
Exibição: 08 de março, quarta-feira, às 20h
Classificação: Livre
Horários alternativos:
Dia 09 de março, quinta-feira, às 00h e às 14h;
Dia 10 de março, sexta-feira, às 8h;
Dia 11 de março, sábado, às 14h.

Histórias Que Só Existem Quando Lembradas (Filme)
Jotuomba é uma cidade fictícia, ambientada no Vale do Paraíba, onde nos anos 30 grandes fazendas de café faliram e cidades antes ricas se tornaram quase fantasmas. Lá vive Madalena, a velha padeira, presa à memória de seu marido morto e enterrado no único cemitério da cidade, hoje trancado. Rita, uma jovem fotógrafa, chega à cidade e pouco a pouco modifica o cotidiano de Madalena. 
Diretora: Julia Murat
Duração: 98 min
Exibição: 08 de março, quarta-feira, às 22h.
Classificação: 10 anos.
Horários alternativos:
Dia 09 de março, quinta-feira, às 2h e às 16h;
Dia 10 de março, sexta-feira, às 10h;
Dia 11 de março, sábado, às 22h.

QUINTA DO PENSAMENTO
Há Muitas Noites na Noite (Série)
"Há Muitas Noites na Noite" traça um panorama sobre o período de exílio do poeta Ferreira Gullar, inspirada na obra "Poema Sujo". Com direção de Sílvio Tendler, o programa mescla animações, músicas, leituras, documentos e ilustrações. Em sete episódios, a produção registra a trajetória pessoal e política do escritor desde 1964, quando integrou o Centro Popular de Cultura da UNE, passando pelas resistências artísticas no Brasil, com o Grupo Opinião e o Teatro de Arena, além do exílio na Rússia e em países da América Latina. Ainda recorda todas as dificuldades e tristezas decorrentes da distância da família e amigos, até a volta ao Brasil. "Há Muitas Noites na Noite" conta com a participação de intelectuais, artistas e amigos que utilizavam a arte para transmitir suas ideias políticas.

Episódio - O Poeta: da resistência cultural a Moscou
O primeiro episódio da série faz uma viagem à década de 1960 e apresenta o já renomado poeta Ferreira Gullar, como membro do CPC (centro popular de Cultura da UNE). Com o golpe de 1964, Gullar entra para o Partido Comunista como forma de se posicionar em relação à ditadura militar, e membros do então ilegal CPC fundam o Grupo Opinião, do qual participam, entre outros Vianinha, João das Neves, Thereza Aragão (sua esposa), Zé Keti, Nara Leão, e posteriormente Maria Bethânia. O grupo Opinião se torna uma das mais importantes formas de resistência artística à ditadura. Em 1968, Gullar é denunciado como dirigente do Partido Comunista e entra para a clandestinidade afastando-se da família e da vida social, sendo obrigado a viver escondido na casa de amigos. Quando se vê sem mais opções, o poeta parte para o exílio. 
Diretor: Sílvio Tendler 
Duração: 26 min
Estreia: 09 de março, quinta-feira, às 23h30.
Classificação: Livre
Horários alternativos:
Dia 10 de março, sexta-feira, às 3h30 e às 17h30;
Dia 11 de março, sábado, às 20h30;
Dia 12 de março, domingo, às 8h30.

SEXTA DA SOCIEDADE
Marighella (Documentário)
Líder comunista, vítima de prisões e tortura, parlamentar, autor do mundialmente traduzido "Manual do Guerrilheiro Urbano", Carlos Marighella atuou nos principais acontecimentos políticos do Brasil entre os anos 1930 e 1969, e foi considerado o inimigo número 1 da ditadura militar brasileira. Mas quem foi esse homem, baiano, poeta, sedutor, amante de samba, praia e futebol, cujo nome foi por décadas impublicável? O filme, dirigido por sua sobrinha, é uma construção histórica e afetiva desse homem que dedicou sua vida a pensar o Brasil e a transformá-lo através de sua ação. 
Diretora: Isa Grinspum Ferraz 
Duração: 100 min 
Exibição: 10 de março, sexta-feira, às 22h.
Classificação: 10 anos.
Horários alternativos:
Dia 11 de março, sábado, às 2h e às 7h30;
Dia 12 de março, domingo, às 18h30;
Dia 13 de março, segunda-feira, 16h.

Seja o primeiro a comentar ;)

Postar um comentário

  ©Noticias da tv brasileira - Todos os direitos reservados.

Template by Dicas Blogger | Topo