segunda-feira, 3 de abril de 2017

Projetos de futuro invadem a TV Cultura com estreia de Rota da Inovação

Divulgação
A inovação pode se consolidar de muitas maneiras e nos mais variados campos. Conquistas ligadas à área tecnológica, ambiental e social são implementadas tanto em setores públicos quanto privados. Para mostrar os comportamentos e atitudes que criam ambientes transformadores, a TV Cultura estreia o programa Rota da Inovação, apresentado por Clodoaldo Araújo, que vai ao ar nesta quarta-feira (5/4)às 22h30.

Atualmente, toda potência econômica deve ter as novas descobertas como prioridade. É assim que os países desenvolvidos do mundo estão otimizando suas oportunidades e alternativas. Um país inovador detém mais patentes, concentra mais poder econômico e tem acesso a melhores possibilidades de exercer um protagonismo global. Discutir um assunto como esse na televisão é um modo de demonstrar porque a inovação merece tanta atenção no Brasil.
Para alcançar essas propostas, o projeto apresenta alguns dos principais motores do planeta: cientistas e engenheiros das universidades Escola Politécnica Federal de Lausana (EPFL), em Lausanne, e Instituto Federal de Tecnologia (ETH), em Zurique; especialistas em inteligência artificial da Universidade de Hamburgo; criadores de inovações ecológicas da Universidade Técnica de Hamburgo e da Universidade do Norte da Dinamarca e novos empreendedores no High Tech Campus, de Eindhoven, por exemplo.
Além de um programa especial, o Brasil ganhará um bloco final em cada episódio para apresentar experiências internacionais sobre inovação globalizada no país – tema que é protagonista na maioria das universidades, empresas e governos. Além disso, Rota da Inovação também tem o intuito de comprovar que o brasileiro possui a capacidade quase inata de criar oportunidades e inovar em qualquer área, a partir de referências internacionais e nativas.
Rota da Inovação é um projeto de comunicação que desde o início foi balizado pela convicção de que só por meio de exemplos concretos se pode aprender a criar uma cultura propícia a empreendimentos genuinamente inovadores. A série é assinada pela Dogon Produções.

Sobre o apresentador
Clodoaldo Araújo é um empresário que ficou conhecido no país ao vencer a quinta temporada do programa O Aprendiz, comandado por Roberto Justus. Apresentador doRota da Inovação, ele é marcado por sua determinação, vontade e paixão para defender seus ideais. Na liderança de empreendimentos, Clodoaldo está sempre à frente na busca pela transformação.

1º episódio
Tema: A Inovação Nórdica
A viagem da Rota da Inovação na Dinamarca começa em Odense, onde é possível enxergar estudos da Universidade de Syddansk, do comportamento de animais como golfinhos e morcegos e a utilização desses conhecimentos em aplicações na medicina, comunicações e localização por GPS. A seguir, o programa visita Copenhagen, onde está localizada a Butchers & Bicycles, que usa a inovação na criação de bicicletas fortes, práticas, resistentes e de carga mais leves.
A edição também conhece o trabalho da Copenhagen Suborbitals, um projeto amador que está criando um foguete e uma cápsula espacial tripulada. Além disso, o programa visita a sede da Big, um escritório de arquitetura que está desenvolvendo edifícios mais funcionais e ecológicos. É em Copenhagen que está o Laboratório da Mente, um instituto governamental que se propõe a resolver questões cotidianas sob uma visão holística do comportamento.

Serviço
Estreia: 5 de abril, às 22h30, na TV Cultura
Apresentação: Clodoaldo Araújo
Exibição: Quartas-feiras, às 22h30, com horário alternativo aos domingos, às 23h30

Seja o primeiro a comentar ;)

Postar um comentário

  ©Noticias da tv brasileira - Todos os direitos reservados.

Template by Dicas Blogger | Topo