quarta-feira, 24 de maio de 2017

A brasilidade do estilista Ronaldo Fraga poderá ser vista na estreia de ‘Designers do Brasil’, série exclusiva do Curta!

Divulgação

As características, inquietações, inspirações e, principalmente, os olhares dos principais nomes do design brasileiro serão investigados na nova série do Curta! "Designers do Brasil", na Terça das Artes, dia 30 de maio, às 23h30. O polivalente DJ Dolores dirige a produção, que conta ainda com direção de conteúdo da curadora, jornalista e professora de História do Design Adélia Borges. A série dedicará um episódio a cada um de seus dez personagens: Ronaldo Fraga, Antônio Bernardo, Fred Gelli, Guto Indio da Costa, Guto Requena, Heloisa Crocco, Jacqueline Terpins, Ovo (Gerson de Oliveira e Luciana Martins), Renato Imbroisi e Rico Lins. "Designers do Brasil" é uma série inédita e exclusiva, produzida pela Loma Filmes em parceria com a Pacto Audiovisual, financiada pelo Fundo Setorial do Audiovisual (PRODAV 02/2013).


O objetivo é apresentar ao público a multidisciplinaridade do design por meio de profissionais atuantes e que se destacam em suas áreas da atividade. No episódio de estreia, a brasilidade contemporânea do estilista Ronaldo Fraga. O artista refaz sua trajetória profissional e comenta suas influências na hora de criar.

Na Sexta da Sociedade, às 22h30, o canal exibe o episódio inédito da série “Arqueologias, em busca dos primeiros brasileiros”, que nesta semana fala sobre os primeiros engenheiros da nossa história. Com barro, palha ou pedra dura eles ergueram e organizaram seus espaços - seja para abrigar as famílias, celebrar a vida ou cultuar os mortos -, em obras impressionantes que atiçam a imaginação coletiva: Muralhas defensivas? Calendário astronômico? Palcos religiosos? O enigma da engenharia ancestral brasileira entra em cena no Curta! na série dirigida por Ricardo Azoury e produzida pela "Escrevendo & Filmes".

Ainda na sexta-feira, o episódio inédito da série exclusiva “Mish Mash – A Presença Judaica no Brasil” aborda o teatro. No programa, depoimentos de dois atores de origem judaica, de lugares e gerações distintas: Caco Ciocler e Germano Haiut. Em comum, a descoberta do ofício a partir de grupos da comunidade judaica. Germano Haiut nasceu no Recife e leva a vida entre o teatro, o cinema e o comércio. Já o paulistano Caco Ciocler atua no teatro, no cinema e também na televisão. Ao longo do programa, os atores comentam como reencontraram suas raízes durante a carreira e como lidam com a cultura de seu povo.

Na Quinta do Pensamento, 1º de junho, às 22h, a caleidoscópica produção cultural de um dos principais coletivos de arte do Rio de Janeiro dos anos 1970, o Nuvem Cigana, é destaque da programação. Com direção de Claudio Lobato, ex-integrante do grupo, e Paola Vieira, o documentário “As Incríveis Artimanhas da Nuvem Cigana” resgata a história do grupo formado por poetas, arquitetos, artistas visuais, músicos e jornalistas, que incluía, além de Lobato, nomes como Chacal, Dionísio de Oliveira, Cafi e Lúcia Lobo. “As Incríveis Artimanhas da Nuvem Cigana” é uma coprodução Diversão e Arte/Synapse, financiada pelo Fundo Setorial do Audiovisual (PRODAV 01/2013).

Ainda na Quinta do Pensamento, às 23h30,  a francesa Elisabeth Roudinesco é a entrevistada do episódio inédito da série “Incertezas Críticas”. Considerada uma das principais pensadoras e historiadoras da psicanálise da atualidade, Roudinesco comenta sua iniciação na área e seus estudos biográficos sobre Freud e Lacan, além de comparar as trajetórias dos dois grandes nomes da psicanálise. Em sua segunda temporada e com direção de Daniel Augusto, “Incertezas Críticas” é uma produção da Grifa Filmes e traz, a cada episódio, uma reflexão com questões relevantes do mundo contemporâneo sob o ponto de vista dos mais importantes intelectuais da atualidade.

Na Quarta de Cinema, a faixa “A Vida É Curta!” revela os dramas infantojuvenis. Com direção de Esmir Filho, “Saliva” estreia no Curta! e apresenta uma viagem na mente de uma menina de 12 anos prestes a dar seu primeiro beijo. Dúvidas e medos mergulhados em saliva. A produção foi eleita o Melhor Curta no Festival Internacional de Filmes de Cataluña (2007). Na sequência, “O Bom Comportamento”, da diretora Eva Randolph, que se passa durante as férias, em um acampamento de verão. Os celulares ficam guardados enquanto os adolescentes fazem atividades ao ar livre. Desconhecida dos outros jovens, Laura tenta se adaptar. Encerrando a faixa “Meu Medo”, curta de Murilo Hauser que narra como o medo - seja lá qual for a sua causa - aguça os sentidos.


SEGUNDA DA MÚSICA
Ícones do Jazz – Erroll Garner (Documentário)
Dois concertos de Erroll Garner filmados lindamente, em 1963 e em 1964, apresentando o trio formado também por Eddie Calhoun, no baixo, e Kelly Martin, na bateria. Garner foi um dos pioneiros do jazz e este episódio mostra suas brilhantes improvisações em um set com suas músicas mais clássicas. Entre as performances do trio, estão presentes as favoritas “Fly Me To The Moon” e “I Get A Kick Out Of You”, e também originais como “Erroll´s Theme”, “Mambo Erroll” e sua composição mais conhecida, “Misty”.


Diretores: David Peck, Phillip Galloway e Tom Gulotta 
Duração: 50 min.
Exibição: 29 de maio, segunda-feira, às 20h.
Classificação: Livre
Horários alternativos:
Dia 30 de maio, terça-feira, às 00h;
Dia 31 de maio, quarta-feira, às 08h;
Dia 3 de junho, sábado, 12h45.


Arnaldo Antunes Ao Vivo Lá em Casa (Documentário)          
Arnaldo Antunes recebe convidados em sua casa. Eles conversam, compõem e tocam juntos - revelando histórias e bastidores da música popular brasileira de forma espontânea, abrindo ao público momentos raras vezes registrados da criação musical. 


Diretor: Andrucha Waddington
Duração: 96 min.
Exibição: 29 de maio, segunda-feira, às 22h.
Classificação: Livre
Horários alternativos:
Dia 30 de maio, terça-feira, às 16h;
Dia 31 de maio, quarta-feira, às 10h;
Dia 03 de maio, sábado, 10h45.


TERÇA DAS ARTES
O Mundo Segundo Anish Kapoor (Documentário)
Kapoor avança em novos desafios artísticos e técnicos, como em sua enorme estrutura inflável, com a qual tomou conta do Grand Palais, em Paris, na exposição Monumenta 2011. Kapoor, que nasceu na Índia mas vive na Inglaterra desde os anos 70, é um artista que encanta - seu enorme espelho captura as nuvens, suas miniaturas de pigmento são esculturas de cor monocromática e suas obras instaladas em paredes nos levam a um vazio sublime. Esse documentário recria o mundo de acordo com Kapoor, através de uma jornada, desde seus estúdios em Londres até instalações permanentes de Chicago e Nápoles, passando por exposições em Bilbao, Bombaim e Deli. O artista teve a oportunidade de falar pessoalmente sobre sua busca infinda por novas formas, sempre profundamente emocionantes. 


Diretor: Heinz Peter Schwerfel
Duração: 52min
Estreia: 30 de maio, terça-feira, às 21h30.
Classificação: 10 anos
Horários alternativos:
Dia 31 de maio, quarta-feira, às 1h30;
Dia 01 de junho, quinta-feira, às 9h30;
Dia 03 de junho, sábado, 15h30.


Designers do Brasil – Série
A série Designers do Brasil é composta por dez documentários de 26 minutos, cada um dedicado a um designer brasileiro. A série tem produção da Loma Filmes e coprodução com o Pacto Audiovisual, direção de DJ Dolores e a direção de conteúdo de Adélia Borges. Realizada para o canal Curta!, tem como objetivo mostrar a multidisciplinaridade do design por meio de profissionais que estejam em atuação e se destaquem nas várias áreas da atividade. São eles: Antonio Bernardo, Fred Gelli, Guto Indio da Costa, Guto Requena, Heloisa Crocco, Jacqueline Terpins, Ovo (Gerson de Oliveira e Luciana Martins), Renato Imbroisi, Rico Lins e Ronaldo Fraga.


Episódio de estreia: Ronaldo Fraga
Ronaldo Fraga (Belo Horizonte, MG, 1966) trouxe originalidade para a moda brasileira. Tem um olhar muito particular, em constante mutação e construído a partir da observação aguda do seu tempo e do seu lugar. Suas coleções são eventos que vão além da roupa para se tornarem manifestos sobre o que é estar no mundo hoje. Ele tira a moda do domínio dos frufrus e dos babados para afirmá-la como um importante elemento da cultura de um povo. Humor, poesia, memória, invenção, afeto e contundência se misturam em roupas sem data de validade e também numa série de objetos para o corpo e a casa. Várias de suas coleções têm um forte componente político. 


Diretores: Dj Dolores e Adélia Borges
Duração: 26 min
Estreia: 30 de maio, terça-feira, às 23h30.
Classificação: Livre.
Horários alternativos:
Dia 31 de maio, quarta-feira, às 3h30;
Dia 1 de junho, quinta-feira, 11h30;
Dia 3 de junho, sábado, 21h;


QUARTA DE CINEMA
A faixa “A Vida é Curta” apresenta dramas infanto-juvenis.
O Curta! exibe esta semana, dramas que abordam temas do universo infantil e adolescente. São eles, “Saliva”, seguido de “O Bom Comportamento”e “Meu Medo”. Abrindo a seleção, “Saliva”, de Esmir Filho, traz uma viagem na mente de uma menina de 12 anos prestes a dar seu primeiro beijo. A adaptação de uma menina em um acampamento de verão é tema de “O Bom Comportamento”, de Eva Randolph. Já a animação “Meu Medo”, de Murilo Hauser, mostra as reações de um menino ao se sentir amedrontado.


Exibição: 31 de maio, quarta-feira, às 20h.
Classificação: Livre
Horários alternativos:
Dia 1 de junho, quinta-feira, às 00h;
Dia 2 de junho, sexta-feira, às 8h;
Dia 3 de junho, sábado, às 14h.


Mutum (Ficção)
Mutum quer dizer mudo. Mutum é uma ave negra que só canta à noite. E Mutum é também o nome de um lugar isolado no sertão de Minas Gerais, onde vivem Thiago e sua família. Thiago tem dez anos e é um menino diferente dos outros. É através do seu olhar que enxergamos o mundo nebuloso dos adultos, com suas traições, violências e silêncios. Ao lado de Felipe, seu irmão e único amigo, Thiago será confrontado com este mundo, descobrindo-o ao mesmo tempo em que terá de aprender a deixá-lo.  


Diretores: Sandra Kogut, Thiago da Silva Mariz, Wallison Felipe Leal Barroso, Maria Juliana Souza de Oliveira
Duração: 95 min
Exibição: 31 de maio, quarta-feira, às 21h00.
Classificação: Livre
Horários alternativos:
Dia 1 de junho, quinta-feira, às 1h;
Dia 2 de junho, sexta-feira, 9h;
Dia 3 de junho, sábado, 7h;


Luz e Sombra – Pedro Farkas (Série)
Diretor de fotografia dos mais conceituados, em atividade desde a década de 1980. Pedro Farkas, filho do produtor e fotógrafo húngaro Thomaz Farkas, participou de vários filmes como assistente de câmera e fotografia, até estrear como diretor de fotografia em A Caminho das Índias (1981), de Augusto Sevá. Dirigiu a fotografia de diversas produções nacionais e coproduções internacionais, recebendo prêmios em festivais como Brasília e Gramado.  


Diretora: Betse de Paula
Duração: 52 min
Exibição: 31 de maio, quarta-feira, às 23h.
Classificação: Livre
Horários alternativos:
Dia 1 de junho, quinta-feira, às 3h;
Dia 2 de junho, sexta-feira, às 11h;
Dia 3 de junho, sábado, às 21h30.


QUINTA DO PENSAMENTO
Incertezas Criticas II (Série)
Incertezas Críticas é uma série documental de televisão com intelectuais de renome internacional. O objetivo é apresentar questões contemporâneas relevantes sobre arte, política, literatura, economia, relações internacionais, sociedade e história e permitir ao espectador entrar em contato com o trabalho dos principais pensadores da atualidade. São pequenos documentários de 26 minutos com um personagem principal e uma abordagem das questões fundamentais que ele tematiza em sua obra. Nesta segunda temporada, os entrevistados são Jacques Rancière, Christian Boltanski, Axel Honneth, Andreas Huyssen, Antoine Compagnon, Elisabeth Roudinesco, Georges Didi-Huberman, Hal Foster, Jean-Luc Nancy, Jonathan Crary, Luc Ferry, Tzvetan Todorov e Umberto Galimberti.


Episódio inédito – Elisabeth Roudinesco
Elisabeth Roudinesco é uma das principais pensadoras e historiadoras da psicanálise hoje. Neste programa gravado em seu apartamento em Paris, ela fala sobre sua iniciação na psicanálise e seus estudos biográficos sobre Freud e Lacan, além de comparar as trajetórias dos dois grandes nomes da psicanálise. 


Diretor: Daniel Augusto
Duração: 26 min
Exibição: 1 de junho, quinta-feira, às 23h30.
Classificação: Livre
Horários alternativos:
Dia 2 de junho, sexta-feira, às 17h30;
Dia 3 de junho, sábado, às 20h30;
Dia 4 de junho, domingo, às 08h30;


As Incríveis Artimanhas da Nuvem Cigana (Documentário)
Através de colagens, materiais de arquivo e vários depoimentos, este é um retrato íntimo e um ensaio profundo e apaixonado que reconstitui a força artística e analisa a influência exercida na arte brasileira pela "Nuvem Cigana", um coletivo de poetas cariocas que faziam parte do movimento conhecido como poesia marginal nos anos 70 e 80. 


Diretores: Claudio Lobato e Paola Vieira
Duração: 80 min
Estreia: 1 de junho, quinta-feira, às 22h00.
Classificação: Livre
Horários alternativos:
Dia 2 de maio, sexta-feira, às 16h;
Dia 3 de maio, sábado, às 22h30;
Dia 4 de maio, domingo, às 10h30.



SEXTA DA SOCIEDADE
Arqueologias (Série)
Ao longo de seis episódios, a série documental revela os vestígios pré-históricos do país e investiga quem teriam sido os primeiros brasileiros. A produção dirigida por Ricardo Azoury de Aguiar busca retratar a pesquisa científica através de uma narrativa lúdica, capturada pelo olhar estético do fotógrafo.

Episódio inédito – Engenheiros
Na história da nossa civilização, sempre houve quem se dedicasse a redesenhar o mundo e, já há milênios, nossos antepassados deixaram suas marcas na terra. Com barro, palha ou pedra dura eles ergueram e organizaram seus espaços - seja para abrigar as famílias, celebrar a vida ou cultuar os mortos -, em obras impressionantes que atiçam a imaginação coletiva: Muralhas defensivas? Calendário astronômico? Palcos religiosos? Eis o enigma da engenharia ancestral brasileira. 


Diretor: Ricardo Azoury de Aguiar
Duração: 45 min
Estreia: 2 de junho, sexta-feira, às 22h30.
Classificação: Livre.
Horários alternativos:
Dia 3 de junho, sábado, às 17h;
Dia 5 de junho, segunda-feira, 16h30;
Dia 6 de junho, terça-feira, 10h30.


Mish Mash - A Presença Judaica no Brasil (Série)
Misch Masch - a presença judaica no Brasil é uma série que a cada episódio apresenta dois personagens de origem judaica, suas histórias e contribuições profissionais para o país. Mostra o que representa a identidade judaica para cada um, seus antepassados, e principalmente, seus legados nas áreas de arquitetura, artes, ciência, educação, economia, história, gastronomia, música, psicanálise e teatro. As narrativas são centradas nos personagens, acompanham suas rotinas diárias, utilizam imagens de arquivos pessoais e públicos com apoio de recursos gráficos, que dão unidade e visão dinâmica a cada trajetória.

Episódio inédito – Teatro
Dois atores de lugares e gerações distintas, que têm em comum a origem judaica. "Sou fruto de um povo que tem 5 mil anos de história", diz Germano Haiut, que nasceu no Recife, onde leva a vida entre o teatro, o cinema e o comércio. Já Caco Ciocler é paulistano, atua no teatro, no cinema e também na televisão. Ambos descobriram a vocação a partir de grupos da comunidade judaica. E, ao longo de suas carreiras, se reencontraram com suas raízes e com a cultura da qual estão imbuídos. 


Diretores: Liana Schnaider, Pedro Barbieri Gorski e Tatiana Toffoli Soares
Duração: 26 min 
Estreia: 2 de junho, sexta-feira, às 23h30.
Classificação: Livre.
Horários alternativos:
Dia 3 de junho, sábado, às 18h30;
Dia 5 de junho, segunda-feira, às 17h30;
Dia 6 de junho, terça-feira, às 11h30.


 
Sobre o Curta!
Dedicado às artes, cultura e humanidades, o Curta! é um canal independente que acolhe a experimentação e se orgulha de ser um parceiro dos realizadores, artistas, criadores e produtores independentes. Com o compromisso de transmitir 12 horas por dia de programação nacional independente, os principais segmentos temáticos da programação são música, dança, teatro, artes visuais, meta-cinema, filosofia, literatura, história-política e sociedade.

O Curta! pode ser visto nos canais 56 da NET, 56 na Claro TV, 76 na Oi TV, na GVT e Vivo como canal opcional à la Carte, 132 e 664, respectivamente.

Seja o primeiro a comentar ;)

Postar um comentário

  ©Noticias da tv brasileira - Todos os direitos reservados.

Template by Dicas Blogger | Topo