quarta-feira, 16 de agosto de 2017

Filme de Luís Sérgio Person é tema de episódio inédito de ‘Grandes Cenas’

Divulgação

Na Quarta de Cinema, 23, às 23h30, o Curta! exibe episódio inédito da série exclusiva “Grandes Cenas”, apresentada por Matheus Nachtergaele. Analisando o filme “São Paulo S.A” (1965), de Luís Sérgio Person, que narra a história de um homem em crise com a rotina de sua vida classe média, o diretor e crítico de cinema Jean-Claude Bernardet destrincha a cena da ruptura entre Carlos e Luciana, personagens dos atores Walmor Chagas e Eva Wilma. Para Bernardet, apesar de o filme se aproximar da então realidade de Person, que trocou uma carreira tradicional pelo cinema, ele não se aproxima de uma biografia. “Por mais que haja elementos biográficos do Person, não tem nenhum caráter de filme confessional. Tudo que ele projetou de si, seus sentimentos e suas angústias, está absolutamente organizado numa dramaturgia coesa, coerente, que independe dos sentimentos pessoais e das angústias de Person”, avalia.


Na Sexta da Sociedade, às 23h30, é a vez da série exclusiva “Retornados”. No episódio “Mundos de Pano e Pedra”, os diretores Maria Pereira e Simplício Neto apresentam as histórias de alfaiates e arquitetos descendentes de africanos que voltaram para o continente de seus ancestrais e revelam os desafios para a preservação de patrimônios históricos erguidos pelos afro-brasileiros. Produção da Praga Conexões e da Jurubeba com recursos do Fundo Setorial do Audiovisual, “Retornados” aborda, ao longo de oito episódios, o movimento histórico e cultural que surgiu a partir do retorno de escravos que foram libertados no Brasil do século XIX e voltaram para seus países de origem, na África.
 “Caçadores da Alma”, na Terça das Artes, às 23h30, traz episódio inédito e discute a valorização da fotografia como arte. Em “Arte e Valor”, o cineasta Silvio Tendler aborda a ‘Fine Art’, desde a abertura de museus e galerias para o suporte até a precificação da fotografia no mercado de arte. “Caçadores da Alma” é uma série exclusiva do Curta! produzida pela Caliban Produções, com financiamento do Fundo Setorial do Audiovisual. Ao longo de 13 episódios, a série investiga as paixões que movem os cliques de fotógrafos de variadas correntes artísticas ao redor do mundo.

Os vencedores das últimas três edições do Kinoforum - Festival Internacional de Curtas de São Paulo - serão exibidos na faixa “A Vida é Curta”, naQuarta de Cinema, às 20h. Abrindo a sessão especial, “Abigail”, de Isabel Penoni e Valentina Homem. Em cena, a história de Abigail Lopes, mulher do sertanista pernambucano Francisco Meirelles, e conhecida por 'Tipizari', nome dado pelos índios Xavantes da Serra do Roncador, em Goiás. O filme apresenta seu trabalho com os índios, as suas memórias e também relatos pessoais. Na sequência, “Retrato de Carmem D.”, de Isabel Joffily, mostra uma psiquiatra que atende os seus pacientes em um consultório no térreo de sua casa, onde também vive sua filha, que sempre nadou na piscina do jardim. Para encerrar a faixa, a animação “O Bom Comportamento”, de Eva Randolph. No curta, o desafio em que se tornam as férias de Laura em um acapamento de verão, onde os celulares dos adolescentes são guardados e eles têm que fazer atividades ao ar livre.

Na sequência da Quarta de Cinema, às 21h, é a vez do episódio inédito da série exclusiva “A Linguagem do Cinema”, idealizada e dirigida pelo cineasta baiano Geraldo Sarno. Em “Walter Salles e Daniela Thomas: A construção do filme em torno de uma imagem” os dois diretores abordam a importância das imagens na criação dos seus filmes e contam como constroem essa a teia de relações e conflitos em torno da imagem.


SEGUNDA DA MÚSICA
Uma Noite em 67 (Documentário)
Final do III Festival da Música Popular Brasileira da TV Record, 21 de outubro de 1967. Entre os candidatos aos principais prêmios figuravam Chico Buarque de Holanda, Caetano Veloso, Gilberto Gil e Mutantes, Roberto Carlos, Edu Lobo e Sérgio Ricardo, protagonista da célebre quebra da viola no palco. Com imagens de arquivo e apresentações de músicas hoje clássicas, o filme registra o momento do tropicalismo, os rachas artísticos e políticos na época da ditadura e a consagração de nomes que se tornaram ídolos. 


Diretores: Renato Terra e Ricardo Calil 
Duração: 85 min
Exibição: 21 de agosto, segunda-feira, às 22h30.
Classificação: Livre.
Horários alternativos:
Dia 22 de agosto, terça-feira, às 2h30 e às 16h30;
Dia 23 de agosto, quarta-feira, às 10h30;
Dia 26 de agosto, sábado, 22h30.


TERÇA DAS ARTES
Caçadores da Alma (Série)
Série baseada em depoimentos de diversos fotógrafos, seus temas recorrentes, seus estilos, seus equipamentos e suas reflexões sobre o fazer fotográfico.

Episódio inédito – Arte e Valor
Neste episódio, a série discute a valorização da fotografia como objeto final de arte. A Fine Art ganha espaço em museus e galerias, mas ainda é vista com reserva. Mostramos que não há um consenso sobre o significado da expressão, mas a maioria acredita que não é o suporte - jato de tinta e papel de algodão - que define uma fotografia Fine Art, mas se o fotógrafo tem um corpo de exposições, publicações em livros e um pensamento consolidado por trás da obra. Outro tema do episódio é a precificação da fotografia no mercado de arte. Enquanto alguns lutam por espaço em galerias, outros recusam o convite de curadores: preferem dar seus trabalhos para amigos do que valer um cifrão na parede.


Diretor: Silvio Tendler
Duração: 26 min
Estreia: 22 de agosto, terça-feira, às 23h30.
Classificação: Livre.
Horários alternativos:
Dia 23 de agosto, quarta-feira, às 3h30 e às 17h30;
Dia 24 de agosto, quinta-feira, 11h30;
Dia 26 de agosto, sábado, 21h.



QUARTA DE CINEMA
Faixa “A Vida é Curta” exibe três curtas que foram vencedores no Festival Kinoforum
O Festival Internacional de Curtas de São Paulo é um dos maiores e mais tradicionais eventos dedicados ao formato de curta-metragem do mundo, e nessa semana, o Curta! apresenta três produções que foram vencedoras ao longo dos anos: “Abigail”“Retrato de Carmem D.” e “O Bom Comportamento”. O curta “Abigail”, de Isabel Penoni e Valentina Homem, conta a história de Abigail Lopes, que foi casada com o sertanista pernambucano Francisco Meirelles. Chamada de 'Tipizari' pelos índios Xavantes da Serra do Roncador, em Goiás, o filme apresenta o seu trabalho com os índios, as suas memórias e também relatos pessoais. Já “Retrato Carmem D.”, de Isabel Jofilly, traz a vida de uma senhora de 72 anos, que é psiquiatra.Carmem atende seus pacientes no consultório localizado no térreo de sua ampla casa, onde também vive Marcela, sua filha, que sempre nadou na piscina do jardim. Para finalizar, a ficção “O Bom Comportamento” tem como cenário um acampamento de verão, no qual os celulares ficam guardados enquanto os adolescentes fazem atividades ao ar livre.


Exibição: 23 de agosto, quarta-feira, às 20h.
Classificação: Livre
Horários alternativos:
Dia 24 de agosto, quinta-feira, às 00h e às 14h;
Dia 25 de agosto, sexta-feira, às 8h;
Dia 26 de agosto, sábado, às 14h.


A Linguagem do Cinema (Série)
Série que investiga o processo criativo de realizadores e técnicos do cinema brasileiro. Idealizada e dirigida pelo cineasta baiano Geraldo Sarno, “A Linguagem do Cinema" apresenta, a cada episódio, importantes personagens que compõem o universo cinematográfico nacional.


Episódio inédito – Walter Salles e Daniela Thomas: A construção do filme em torno de uma imagem
Walter Salles e Daniela Thomas falam sobre a importância que a imagem tem na elaboração dramatúrgica de seus filmes.
Revelam como constroem toda a complexa teia de relações e conflitos em torno de uma única imagem. Walter Salles conta ainda qual o papel que o cinema documentário exerceu e exerce em seu processo criativo e, como Central do Brasil foi concebido.

Estreia: 23 de agosto, quarta-feira, às 21h.
Classificação: Livre
Horários alternativos:
Dia 24 de agosto, quinta-feira, às 1h e às 15h;
Dia 25 de agosto, sexta-feira, às 9h;
Dia 28 de agosto, segunda-feira, às 00h.



Grandes Cenas (Série)
Uma grande cena é aquela que não se define apenas na relação com as demais. Uma grande cena é aquela que contém em si um filme à parte, um universo à parte, capaz de alterar nossa sensibilidade e perdurar na nossa memória. Com o objetivo de resgatar o apreço por essa unidade fundamental que é a cena, a série Grandes Cenas busca analisar cenas memoráveis do cinema brasileiro. 

Episódio inédito – São Paulo S.A
 O crítico Jean-Claude Bernardet destrincha a cena da ruptura entre Carlos e Luciana em "São Paulo, Sociedade Anônima" (1965), explorando-a plano a plano, destacando objetos, analisando gestos e evocando as motivações do seu amigo e diretor Luís Sérgio Person. 

Diretores: Ana Luiza Azevedo e Vicente Moreno 
Duração: 17 min
Estreia: 23 de agosto, quarta-feira, às 23h45.
Classificação: Livre
Horários alternativos:
Dia 24 de agosto, quinta-feira, às 3h45 e às 17h45;
Dia 25 de agosto, sexta-feira, às 11h45;
Dia 26 de agosto, sábado, às 21h30.


QUINTA DO PENSAMENTO
Há Muitas Noite na Noite (Série)
"Há Muitas Noites na Noite" traça um panorama sobre o período de exílio do poeta Ferreira Gullar, inspirada na obra "Poema Sujo". Com direção de Sílvio Tendler, o programa mescla animações, músicas, leituras, documentos e ilustrações. Em sete episódios, a produção registra a trajetória pessoal e política do escritor desde 1964, quando integrou o Centro Popular de Cultura da UNE, passando pelas resistências artísticas no Brasil, com o Grupo Opinião e o Teatro de Arena, além do exílio na Rússia e em países da América Latina. Ainda recorda todas as dificuldades e tristezas decorrentes da distância da família e amigos, até a volta ao Brasil. "Há Muitas Noites na Noite" conta com a participação de intelectuais, artistas e amigos que utilizavam a arte para transmitir suas ideias políticas.

Episódio – Poema Sujo – Parte 2

A segunda parte do Poema Sujo apresenta uma leitura da obra por diversos artistas e intelectuais, e com uma série de imagens e animações criadas especialmente para o poema.

Diretor: Silvio Tendler 
Duração: 26 min
Estreia: 24 de agosto, sexta-feira, às 23h30.
Classificação: Livre.
Horários alternativos:
Dia 25 de agosto, sexta-feira, às 3h30 e às 17h30;
Dia 26 de agosto, sábado, 20h15;
Dia 27 de agosto, domingo, 8h30.


SEXTA DA SOCIEDADE
Cartas Violadas (Documentário)
Depois da Segunda Guerra Mundial, a Polônia entra para o bloco comunista contra a maior parte da sociedade. O filme é uma tentativa de mostrar a alma da sociedade polonesa através de cartas pessoais. Cartas que foram censuradas e muitas vezes causaram a perseguição de seus remetentes e destinatários, mesmo com a confidencialidade garantida por Ato Constitucional no país. O filme em preto e branco é um mosaico de imagens de arquivo nunca antes exibidas, cartas que são lidas por vozes escolhidas cuidadosamente e mensagens internas do Serviço Secreto que mostram a organização do lado de Orwell em ação nos anos entre 1945 e 1989.  

Diretor: Maciej J. Drygas 
Duração: 55 min
Exibição: 25 de agosto, sexta-feira, às 22h30.
Classificação: 12 anos.
Horários alternativos:
Dia 26 de agosto, sábado, às 2h30 e às 12h;
Dia 27 de agosto, domingo, 23h;
Dia 28 de agosto, segunda-feira, 16h30.


Retornados (Série)
África, costa ocidental, século XIX: milhares de escravos africanos libertos regressam do Brasil às suas terras de origem. Com eles, o cozido, a burrinha, a língua portuguesa e outras brasilidades se espalham pela costa ocidental africana, dando origem ao grupo conhecido como retornados ou agudás. Na série Retornados, veremos como os descendentes desse grupo experimentam hoje, em Gana, Togo, Benin e Nigéria, as heranças culturais brasileiras. Conheceremos também a história de retornados que desempenharam papel importante na formação das sociedades brasileira e africana, e os laços ainda cultivados por famílias separadas pelo Atlântico. 


Episódio inédito – Mundos de Pano e Pedra
Neste episódio, conheceremos o papel dos alfaiates e dos arquitetos retornados na formação das sociedades modernas da costa ocidental africana e os desafios para preservação de patrimônios históricos erguidos pelos afro-brasileiros. 

Diretores: Maria Pereira e Simplício Neto
Duração: 30 min
Exibição: 25 de agosto, sexta-feira, às 23h30.
Classificação: Livre.
Horários alternativos:
Dia 26 de agosto, sábado, às 3h30 e às 19h30;
Dia 27 de agosto, domingo, 2h;
Dia 28 de agosto, segunda-feira, 17h30.

Sobre o Curta!
Dedicado às artes, cultura e humanidades, o Curta! é um canal independente que acolhe a experimentação e se orgulha de ser um parceiro dos realizadores, artistas, criadores e produtores independentes. Com o compromisso de transmitir 12 horas por dia de programação nacional independente, os principais segmentos temáticos da programação são música, dança, teatro, artes visuais, meta-cinema, filosofia, literatura, história-política e sociedade.
O Curta! pode ser visto nos canais 56 da NET, 56 na Claro TV, 76 na Oi TV e como opcional à la carte na Vivo e GVT nos canais 664 (fibra), 132 (DTH - antiga GVT) e 552 (DTH - Vivo).

Seja o primeiro a comentar ;)

Postar um comentário

  ©Noticias da tv brasileira - Todos os direitos reservados.

Template by Dicas Blogger | Topo