segunda-feira, 29 de março de 2010

Vencedores do 52º Troféu Imprensa

Foto: Roberto Nemanis/SBT
Eliana

O Troféu Imprensa premiou os melhores de 2009 no último domingo, dia 28 de março, com a mediação do apresentador Silvio Santos. O Troféu Imprensa 2010 premiou os melhores de 2009 em 15 categorias. Os vencedores são:

Cantora: Ivete Sangalo

Programa Jornalístico: Profissão Repórter

Programa Humorístico: CQC e Pânico na TV empatados

Revelação: Mateus Solano

Novela: Caminho das Índias

Ator: Tony Ramos

Atriz: Lilia Cabral

Conjunto Musical: NXZero e Skank empatados

Programa Infantil: Bom Dia & Cia.

Música: Você Não Vale Nada (autor Dorgival Dantas) – Banda Calcinha Preta

Apresentador ou Animador de TV: Rodrigo Faro

Apresentadora ou Animadora de TV: Angélica

Jornal de TV: Jornal Nacional

Programa de Entrevista: Altas Horas e Marília Gabriela Entrevista empatados

Cantor: Roberto Carlos

Além do Troféu Imprensa, Silvio Santos anunciou os melhores de 2009 do Troféu Internet, cuja votação é diferente. Neste ano, cerca de 100 mil internautas votaram nas categorias pelo portal UOL e pelo site do SBT, no período 14 de dezembro de 2009 a 31 de janeiro de 2010. Confira a lista de vencedores:

Cantora: Wanessa Camargo

Programa jornalístico: Fantástico

Apresentadora ou animadora de TV: Eliana

Novela: Caminho das Índias

Revelação: Banda Cine

Jornal de TV: Fantástico

Atriz: Juliana Paes

Conjunto musical: Fresno

Programa de entrevista: Programa do Jô

Ator: Bruno Ferrari

Programa humorístico: Pânico na TV

Programa infantil: Bom Dia & Cia.

Música: Xonou Xonou (Banda Calipso)

Apresentador ou animador de TV: Luciano Huck

Cantor: Túlio Dek


Foto: Roberto Nemanis/SBT

O 52º ano do Troféu Imprensa teve a participação especial dos jurados Paulo Ricardo Moreira (Jornal do Brasil), Leão Lobo (CNT e Rádio Record), José Armando Vanucci (Jovem Pan e TV Gazeta), Claudia Boechat (Revista Caras), Décio Picinini (diretor das revistas semanais da Editora Escala), Paulo Cabral (Revista Contigo), Eli Corrêa (Rádio Capital), Márcia Piovesan (Revista TiTiTi), Paulo Barboza (Rádio Capital) e Cristina Padiglione (jornal O Estado de São Paulo).

O Troféu Imprensa de 2010 recebeu Seu Jorge, Claudia Leitte, a banda NXZero, Lucas Silveira (vocalista do Fresno), o cantor Daniel, Yuli e Priscila, apresentadores do Bom Dia & Cia., a apresentadora-mirim Maísa Silva, Paulo Henrique Amorim (Domingo Espetacular/TV Record), Marcelo Tas, Rafael Cortez e Felipe Andreolli (CQC/Band), Hebe, Eliana, Hubert (Casseta & Planeta Urgente/TV Globo), a atriz Cássia Kiss e o ator Cauã Reymond (TV Globo), que retiraram os Troféus conquistados em anos anteriores.

Histórico

O Troféu Imprensa foi criado em 1958 pelo jornalista Plácido Manaia Nunes (1934-2007), que na época se reunia com outros jornalistas dos principais veículos da cidade no Sindicato dos Jornalistas do Estado de São Paulo. Eles apenas votavam e os ganhadores eram informados pelos jornais. Ainda não existia a estatueta.

Em 1970, Plácido Manaia Nunes cedeu os direitos ao apresentador Silvio Santos, que instituiu o Troféu em forma de Oscar e deu novo formato à premiação.

Critérios para a seleção

Quem escolhe e aponta os concorrentes é o público em geral. A pesquisa é feita em várias localidades das cidades de São Paulo e Rio de Janeiro, junto à população das classes A, B, C, D e também com a imprensa e universitários. No total são 2.100 questionários, a metade aplicada em São Paulo e os outros 1.050 no Rio de Janeiro.

Na votação realizada pelo público são apurados os resultados da seguinte forma: dos 10 mais votados em cada categoria, se destacam os três primeiros colocados de cada uma delas para concorrerem ao prêmio. Os nomes são apresentados em ordem alfabética e a decisão é uma tarefa dos jurados.

Seja o primeiro a comentar ;)

Postar um comentário

  ©Noticias da tv brasileira - Todos os direitos reservados.

Template by Dicas Blogger | Topo