sexta-feira, 20 de abril de 2018

George Israel entrevista engenheiro de som dos Beatles em edição especial de Revista Curta! gravada no Rio2C

O músico George Israel e o engenheiro de som Geoff Emerick (reprodução Instagram)

O músico George Israel, saxofonista e guitarrista das bandas “Kid Abelha” e “Os Britos” (cover dos Beatles), teve um dia de fã no último dia 4. A convite do Curta!, ele assumiu o papel de repórter e entrevistou o engenheiro de som Geoff Emerick, responsável por gravações e mixagens de álbuns considerados icônicos dos Beatles, como “Revolver”, “Sgt. Pepper´s Lonely Hearts Club Band”, “The Beatles” e “Abbey Road”. O encontro aconteceu durante a primeira edição da Rio Creative Conference (Rio2C), conferência de audiovisual, música e inovação que reuniu alguns dos principais nomes do entretenimento global no Rio de Janeiro. A conversa exclusiva para o Curta! vai ao ar na Revista Curta! de domingo, 22, às 17h30.


Nos bastidores da entrevista, o “beatlemaníaco” George Israel contou ao engenheiro de som sobre a Tropicália e sobre como os Beatles influenciaram a música produzida no Brasil no fim dos anos 1960. Emerick se interessou, e Israel prometeu lhe mandar algumas músicas da Tropicália.

Sem vergonha de se assumir fã do profissional, Israel comentou que o considerava um pioneiro no uso de samples por pegar um trecho em que Ringo Starr tocava bateria na faixa "Tomorrow never knows" e repeti-lo em loop. Emerick sorriu, concordando, e explicou: “ele (Ringo) não conseguia manter aquela batida de forma regular por dois minutos, então tivemos que fazer um loop”.

Sobre a mesma faixa, Emerick contou que Ringo queria um som de bateria mais impactante. Então, ele pegou o microfone, que ficava numa posição elevada, e abaixou-o para ficar próximo ao bumbo. Assim, conquistou a confiança do músico. John Lennon, por sua vez, fez um pedido muito mais inusitado: "Ele me disse que queria soar vocalmente como o Dalai Lama cantando no alto de uma montanha a 40 quilômetros de distância do estúdio", contou Emerick.

Entre os assuntos da entrevista, Geoff Emerick, que durante o Rio2C compartilhou sua experiência e apontou caminhos para o atual cenário da música em painel ao lado de Moogie Canazio e Ed Cherney, dois dos mais aclamados profissionais internacionais do mercado musical, criticou a falta de identidade e criatividade com o advento das atuais técnicas de engenharia de som. Emerick disse: "Com o Pro-Tools (software para a produção de áudio), tudo soa igual. Eu prego aos jovens: criem o seu próprio som, façam experiências. Não sigam fórmulas estabelecidas".

Depois de exibida na TV, a entrevista exclusiva de George Israel com Geoff Emerick para a Revista Curta! será disponibilizada no NOW, serviço de conteúdos sob demanda da Net.

Sobre o Curta!
Dedicado às artes, cultura e humanidades, o Curta! é um canal independente que acolhe a experimentação e se orgulha de ser um parceiro dos realizadores, artistas, criadores e produtores independentes. Com o compromisso de transmitir 12 horas por dia de programação nacional independente, os principais segmentos temáticos da programação são música, dança, teatro, artes visuais, metacinema, filosofia, literatura, história política e sociedade.

O Curta! pode ser visto nos canais 56 da NET, 56 na Claro TV, 76 na Oi TV, na GVT e Vivo como canal opcional à la Carte, 132 e 664, respectivamente.

Seja o primeiro a comentar ;)

Postar um comentário

  ©Noticias da tv brasileira - Todos os direitos reservados.

Template by Dicas Blogger | Topo