sexta-feira, 4 de maio de 2018

Kombina estreia série sobre artesanato e cultura de Goiás

Divulgação TV Aparecida

Neste sábado (5), às 10h, o Kombina, da TV Aparecida, exibe o primeiro de uma série de cinco episódios do Especial Goiás. A atração faz uma radiografia cultural desse belíssimo estado da região Centro-Oeste do Brasil. A apresentadora Bete Ribeiro visitou vários lugares para mostrar, não só o artesanato, mas também tradições e histórias de vida do povo goiano.


O programa de estreia mostra a famosa Feira do Cerrado, que acontece há 14 anos em um parque com muito verde e que recebe 160 barracas de artesãos. O lugar é rico em artesanato diversificado. Bete, que apresenta o Kombina com Rogério Chiaravalli, conferiu os produtos expostos e conheceu os sabores típicos goianos.

No passeio que fez por diferentes locais, Bete constatou que os nativos são muito receptivos e cheios de criatividade.

Confira todas as atrações da série especial do Kombina:

FEIRA DO CERRADO (05/05)
Bete Ribeiro conheceu a feira na capital goiana. Trata-se de um ótimo passeio para os domingos de manhã, que pode terminar numa experiência de sabores típicos do Centro-oeste. O grupo de artesãos da feira luta para manter de pé a tradição do local.

PROJETO BORDADO (12/05)
Milena Curado, dona da Cabocla Criações, criou seu projeto há 10 anos . Ela aprendeu a bordar com a avó.  Para atender a demanda do consumo de seus produtos, Milena teve necessidade de aumentar a mão de obra. Então, levou o projeto de bordado aos presidiários.  Hoje 18 homens e duas mulheres, em cárcere, bordam os desenhos de Milena, que são inspirados em Cora Coralina e no cerrado.

CERAMISTAS (19/05)
O cerrado é uma grande escola para os artistas da região. O Kombina vai mostrar a história de dois autodidatas, Carlos e Hilda, que trazem uma questão muito importante para o meio artesanal: a busca pelo conhecimento.  Os dois  grandes artistas se lançaram para o mundo.

ARTESANATO COM FOLHAS DESIDRATADAS -  (26/05)
"Na vida nem tudo são flores!"  Essa é uma frase dita pela artesã, Ivanilde Reis, à equipe do Kombina, que foi à sua casa conhecer  o trabalho que realiza com as folhas desidratadas, que se transformam em lindas flores. Natural de Tocantins, Ivanilde precisou trabalhar carpindo em uma fazenda para sustentar os filhos. À Bete, ela contou seu grande segredo para uma trajetória de sucesso.

ARTESANATO COM PALHA DE MILHO (06/06)
Na pequena cidade de Olhos D'Água, a mais de 200 km de Goiânia, a equipe do programa encontrou-se com Fatinha de Olhos D'Água. Assim é conhecida a artesã Maria de Fátima Dutra Bastos. Uma mulher guerreira, que fez da palha do milho sua arte. A artista tem peças espalhadas pelo mundo, inclusive no Vaticano. 

Kombina, sábado, às 10h, na TV Aparecida

Seja o primeiro a comentar ;)

Postar um comentário

  ©Noticias da tv brasileira - Todos os direitos reservados.

Template by Dicas Blogger | Topo