quarta-feira, 19 de dezembro de 2018

Miguel Rio Branco protagoniza episódio inédito da série “Inhotim Arte Presente”

Divulgação

Miguel Rio Branco é um artista de muitas facetas. Além de ser pintor, fotógrafo, diretor de cinema e de fotografia, ele também projeta instalações multimídia. O episódio inédito de “Inhotim Arte Presente”revela os originais das obras de Miguel expostas em Inhotim e ainda retrata momentos pouco conhecidos de sua trajetória. A produção mais recente do artista, marcada por instalações imersivas em que a fotografia perde qualquer protagonismo, também está presente no programa. A série foi produzida com exclusividade para o canal com financiamento pelo Fundo Setorial do Audiovisual da ANCINE. Estreia na Terça das Artes, 25, às 23h.

Clara Nunes tem carreita retratada em documentário
Clara Nunes é, até hoje, um fenômeno absoluto na história da música brasileira. Conhecida pela mistura de ritmos e pluralidade musical, a cantora e compositora conquistou o Brasil e o mundo com sambas como “O Mar Serenou” e “Conto de Areia”. O Curta! exibe o documentário “Clara Estrela”, que resgata a carreira da artista, com narração da atriz Dira Paes e depoimentos retirados deentrevistas de rádio e TV. Estreia na Segunda da Música, 24, às 22h25.

Segunda da Música – 24/12
22h25 - “Clara Estrela” (Documentário) 
"Clara Estrela" narra, por meio de entrevistas em diversos programas de TV e rádio, a trajetória de Clara Nunes, cantora que conquistou o Brasil e vários países do mundo. Diretores: Susanna Lira, Rodrigo Alzuguir. Duração: 71 min. Classificação: Livre. Horários alternativos: 25 de dezembro, terça-feira, às 2h25 e às 16h25; 26 de dezembro, quarta-feira, às 10h25.  

Terça das Artes - 25/12
23h – "Inhotim Arte Presente” (Série) – Episódio “Miguel Rio Branco”
Na mesa de luz de sua casa-ateliê na Serra Fluminense, o artista Miguel Rio Branco apresenta os originais das obras expostas em Inhotim, enquanto revela a centralidade da ideia de montagem em seu trabalho. Duração: 52 min. Classificação: Livre. Horários alternativos: 26 de dezembro, quarta-feira, às 3h e às 17h; 27 de dezembro, quinta-feira, às 11h; 29 de dezembro, sábado, às 10h45.
20h - A faixa “A Vida é Curta!” faz uma retrospectiva e exibe três curtas-metragens documentários
Buscando Helena (Documentário)
O cientista Tarik está bem velho, mas nem cogita a possibilidade de morrer. Se partes do seu corpo já não resistem ao tempo, ele adapta máquinas que as substituam. Em seu laboratório subterrâneo, Tarik se prepara para receber a peça fundamental do seu grande projeto de vida. Diretores: Roberto Berliner e Ana Amelia Macedo. Duração: 21 min. Classificação: Livre. Horários alternativos: 27 de dezembro, quinta-feira, à 0h e às 14h; 28 de dezembro, sexta-feira, às 8h; 29 de dezembro, sábado, às 14h.

Waapa (Documentário)
O documentário propõe um mergulho na infância do povo indígena Yudja (Parque Indígena do Xingu/MT) e nos cuidados que acompanham seu crescimento. O brincar, a vida comunitária e as influências de uma relação espiritual com a natureza são revelados como elementos que organizam o corpo-alma dessas crianças. Diretores: David Reeks, Paula Mendonça e Renata Meirelles. Duração: 21 min. Classificação: Livre. Horários alternativos: 27 de dezembro, quinta-feira, à 0h24 e às 14h24; 28 de dezembro, sexta-feira, às 8h24; 29 de dezembro, sábado, às 14h25.

Partido Alto (Documentário)
"Partido Alto" é um documento histórico e uma bela homenagem à “expressão mais autêntica do samba”, como Candeia define esse gênero musical, marcado por improvisações em estrutura semelhante à do repente nordestino. Diretor: Leon Hirszman. Duração: 22 min. Classificação: Livre.Horários alternativos: 27 de dezembro, quinta-feira, à 00h50 e às 14h50; 28 de dezembro, sexta-feira, às 8h50; 29 de dezembro, sábado, às 14h50.

23h30 – "Nós, documentaristas” (Série) – Episódio “Theresa Jessouron”
No episódio, Theresa Jessouron, diretora de filmes como “Samba”, “Coração do Samba” e “À Queima Roupa”, conta como foi parar no cinema e fala sobre suas grandes inspirações. Diretora: Susanna Lira. Duração: 26 min. Classificação: Livre. Horários alternativos: 27 de dezembro, quinta-feira, às 3h30 e às 17h30; 28 de dezembro, sexta-feira, às 11h30; 29 de dezembro, sábado, às 20h45.
Quinta do Pensamento - 27/12
23h – "Esse Negócio de Livro” (Série) – Episódio “Ascensão de novos talentos”
O episódio aborda alguns dos caminhos que autores iniciantes podem percorrer até conseguirem seu lugar ao sol no mundo literário. Marcelino Freire, Noemi Jaffe e João Paulo Cuenca contam exemplos de suas carreiras. Diretoras: Adriana Borges e Lúcia Tupiassú. Duração: 26 min. Classificação: Livre.Horários alternativos: 28 de dezembro, sexta-feira, às 3h e às 17h; 29 de dezembro, sábado, às 21h15; 30 de dezembro, domingo, às 11h05.
Sexta da Sociedade - 28/12
21h35 – "Quando Parei de Me Preocupar com Canalhas” (Ficção) 
João Carlos se acha politizado, mas começa a se dar conta de que vem se tornando tão chato quanto os taxistas da cidade. Enquanto é perseguido por esse fantasma e vive uma crise de relacionamento, tem um surto de lucidez. Diretora: Tiago Vieira. Duração: 15 min. Classificação: Livre. Horários alternativos: 29 de dezembro, sábado, às 2h40; 30 de dezembro, domingo, às 15h10; 31 de dezembro, segunda-feira, às 16h45.

Sobre o Curta!
Dedicado às artes, à cultura e às humanidades, o Curta! é um canal independente que acolhe a experimentação e se orgulha de ser um parceiro dos realizadores, artistas, criadores e produtores. Com o compromisso de transmitir 12 horas por dia de programação nacional independente, o canal pauta a sua programação pelos seguintes temas: música, dança, teatro, artes visuais, arquitetura, metacinema, filosofia, literatura, história política e sociedade.
O Curta! pode ser visto nos canais 56 e 556 da NET e da Claro TV, no canal 75 da Oi TV e no canal 664 da Vivo, oferecido à la carte pela operadora. 

Seja o primeiro a comentar ;)

Postar um comentário

  ©Noticias da tv brasileira - Todos os direitos reservados.

Template by Dicas Blogger | Topo