terça-feira, 22 de outubro de 2019

Fortes do Brasil conta história de um dos ícones da orla de Copacabana

Fortes_do_Brasil_Forte_de_Copacabana_Credito_Divulgacao_TV_Brasil

TV Brasil exibe o terceiro episódio inédito da série Fortes do Brasil nesta quinta-feira (24) às 22h. A produção documental da emissora pública apresenta a história de um dos ícones da praia mais famosa do país: o Forte de Copacabana, no Rio de Janeiro. Esse conteúdo também está no aplicativo EBC Play.


Com uma área total de 114.169 m2, o local abriga hoje o Museu Histórico do Exército, aberto diariamente à visitação pública. Lá, moradores e turistas conferem exposições, atividades culturais e a famosa fortificação.

Palco de importantes acontecimentos históricos, como o Levante dos 18 do Forte, em 1922, o Forte de Copacabana foi inaugurado em 1914, sendo então considerada a mais moderna praça de guerra sul-americana.

A série revela detalhes da fortificação: construído em forma de casamata, com 40.000 m2 de área e 12m de espessura em suas paredes externas, o Forte contava com canhões alemães Krupp, alojados em cúpulas encouraçadas e móveis.

Dotado de usina elétrica própria, depósitos de víveres e munição, refeitório, cozinha, alojamentos e enfermaria, o local serviu como unidade de artilharia do Exército brasileiro. Por sua complexidade, o projeto do Forte de Copacabana é único na América do Sul.

Sobre a série

Produzida pela equipe própria da emissora pública, a série documental apresenta uma perspectiva histórica sobre as fortalezas e os fortes mais importantes do país.

A série mostra a relevância dessas fortificações para a história nacional. Com informações e curiosidades sobre as estruturas, Fortes do Brasil amplia o horizonte para além do panorama memorial e lança um olhar turístico sobre as obras.

A produção combina material de acervo, imagens aéreas e gravações inéditas para revelar paisagens incríveis. A nova atração intercala entrevistas com pesquisadores e depoimentos de profissionais que têm trajetória envolvida com essas construções.

Com sete episódios de 26 minutos, a primeira temporada destaca o conjunto de fortificações que fizeram a defesa da Baía da Guanabara. No litoral do Rio de Janeiro, esse sistema é formado por dez edificações construídas às suas margens.

Os documentários de Fortes do Brasil são exibidos toda quinta-feira às 22h30 e têm horário alternativo na programação da TV Brasil. A série também pode ser acompanhada aos domingos às 1730h.

A produção ainda pode ser acessada na página do programa no site da emissora em http://tvbrasil.ebc.com.br/fortesdobrasil. O conteúdo realizado pelo canal público também está no aplicativo EBC Play, disponível nas versões Android e iOS, e no site http://play.ebc.com.br.

Serviço
Fortes do Brasil – quinta-feira, dia 24/10, às 22h, na TV Brasil
Fortes do Brasil – domingo, dia 27/10, às 17h30, na TV Brasil
Fortes do Brasil – aplicativo EBC Play, disponível para Android, iOS e no site http://play.ebc.com.br

Seja o primeiro a comentar ;)

Postar um comentário

  ©Noticias da tv brasileira - Todos os direitos reservados.

Template by Dicas Blogger | Topo