sexta-feira, 28 de fevereiro de 2020

Hitchcock é desvendado pelo olhar de sua esposa em novo documentário

Alfred Hitchcock e sua esposa Alma - Divulgação

Um dos diretores de cinema mais reverenciados de todos os tempos, Alfred Hitchcock é tema do documentário “Hitchcock – O Homem Por Trás do Ídolo”, um conteúdo da produtora francesa Arte, que estreia no Brasil através do canal Curta!. Conhecido como o “mestre do suspense”, neste longa de Laurent Herbiet, Hitchcock tem a vida desvendada pelo olhar de sua esposa, a roteirista e editora cinematográfica Alma Reville.


Alma esteve ao lado do cineasta por mais de 50 anos, não só na intimidade de casa, como também na profissão, sendo peça fundamental para a consolidação de sua obra. Entre luzes e sombras, Alma e Hitchcock se misturam em muitos momentos, gerando uma produção cinematográfica inovadora e que marcaria para sempre a história da sétima arte.  A estreia é na Quarta do Cinema, 4 de março, às 23h.

Impactos da regulamentação da maconha são discutidos em “Erva, Ganância e Legalização”

A maconha ainda é um grande tabu, já tendo sido apelidada de "provavelmente a droga mais perigosa" pelo ex-presidente norte-americano Ronald Reagan. Porém, os movimentos e as campanhas por sua regulamentação vêm conscientizando a sociedade sobre seus reais impactos em diversos setores – como na saúde pública, na segurança e na economia. Filmado nos Estados Unidos, Uruguai, México e Europa, o documentário “Erva, Ganância e Legalização”, dividido em dois episódios, tem o objetivo de contribuir para esse debate e mostrar a experiência dos locais pioneiros na legalização da erva. A exibição é na Sexta da Sociedade, 6 de março, às 23h.

Segunda da Música – 02/03
21h – “Clássicos do Rock” – episódio “Genesis” 
Gravação de músicas da banda britânica de rock progressivo Genesis. Diretor: John Dauriac. Duração: 30 min. Classificação: Livre. Horários alternativos: 03 de março, terça, às 01h e às 15h10; 04 de março, quarta, às 09h10; 07 de março, sábado, às 19h10; 8 de março, domingo, às 09h50.

Terça das Artes – 03/03
22h – “Gaga - O Amor Pela Dança” (Documentário)
Filmado ao longo de oito anos, o documentário captura a beleza elusiva do mundo de Ohad Naharin, renomado coreógrafo e diretor artístico da Companhia de Dança Batsheva, de Tel Aviv. Diretor: Tomer Heymann. Duração: 100 min. Classificação: Livre. Horários alternativos: 04 de março, quarta-feira, às 02h e às 16h; 05 de março, quinta-feira, às 10h; 07 de março, sábado, às 14h30;

Quarta de Cinema – 04/03
23h –“Hitchcock – O Homem Por Trás do Ídolo” (Documentário)
O que realmente sabemos sobre o homem por trás do diretor? Através dos olhos íntimos, gentis e críticos de sua esposa e colaboradora, Alma, este filme nos permitirá descobrir Hitchcock de novo, entre escuridão e luz.  Diretor: Laurent Herbiet. Duração: 52 min. Classificação: 12 anos. Horários alternativos: 05 de março, quinta-feira, às 03h e 17h; 06 de março, sexta-feira, às 11h; 07 de março, sábado, às 13h30; 08 de março, domingo, às 22h.

Quinta do Pensamento – 05/03
22h – “Fronteiras do Pensamento” – Ep. Alejandro Zambra (Documentário)
Aclamado pela crítica e pelo público, Alejandro Zambra é um dos mais relevantes autores da literatura latino-americana contemporânea. Foi crítico literário antes de mergulhar no universo da ficção como poeta, romancista e ensaísta. Eleito pela revista britânica “Granta” como um dos 22 melhores jovens escritores hispano-americanos, Zambra pondera sobre os lugares ocupados pela literatura, o que significa ler e escrever hoje em dia, sobre a vida contemporânea e o panorama futuro. Direção: André Brandão e Ricardo Carioba. Duração: 26 min. Classificação: 12 anos. Horários alternativos: 06 de março, sexta-feira, às 02h e às 16h; 08 de março, domingo, às 16h10; 09 de março, segunda-feira, às 10h.

Sexta da Sociedade – 06/03
23h – “Erva, Ganância e Legalização” - Parte 1 (Documentário)
Durante décadas, a maconha foi parte essencial do movimento de contracultura, apelidada de "provavelmente a droga mais perigosa" pelo presidente americano Ronald Reagan e detestada pelo establishment. Mas, à medida que o movimento para "normalizar" cresce e cada vez mais países optam por regulamentação em vez de proibição, o que acontece quando a maconha se torna um negócio? Que impacto isso tem sobre a violência, a saúde pública ou a economia? Filmado nos Estados Unidos, Canadá, Uruguai, México e Europa, este documentário mostra a experiência de países pioneiros. Diretor: Xavier Deleu e Stéphanie Loridon. Duração: 90 min. Classificação: 16 anos. Horários alternativos: 07 de março, sábado, 03h10 e 09h15; 8 de março, domingo, às 23h; 09 de março, segunda-feira, às 17h; 10 de março, terça-feira, às 11h.

Sobre o Curta!
O canal Curta! é um dos novos canais brasileiros da TV paga que mais aprovou projetos para financiamento pelo Fundo Setorial do audiovisual. Até agora foram financiados, para estreia no CURTA!, mais de 120 longas documentais e 800 episódios de 60 séries, atendendo à grade temática do canal: música, artes cênicas, metacinema, pensamento em humanidades, história política e sociedade.
O Curta! pode ser visto nos canais 56 e 556 da NET e da Claro TV, no canal 75 da Oi TV e no canal 664 da Vivo, oferecido à la carte pela operadora. 

Seja o primeiro a comentar ;)

Postar um comentário

  ©Noticias da tv brasileira - Todos os direitos reservados.

Template by Dicas Blogger | Topo