terça-feira, 2 de junho de 2020

Cientistas Brasileiros Entre os Melhores aborda a violência contra a mulher

Divulgação

Nesta quinta-feira (4/6), na série Cientistas Brasileiros Entre os Melhores, o público conhece o trabalho da Dra. Elza Melo. O episódio, que vai ao ar na TV Cultura, às 23h45, mostra, mais especificamente, seus esforços aplicados no estudo e abordagem da violência, em especial contra a mulher.

Professora titular da Faculdade de Medicina da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), instituição pela qual possui graduação em Medicina e mestrado em Ciência Política, Elza é, ainda, doutora em Medicina Social pela Universidade de São Paulo (USP)
No ano de 2011, Dra. Elza e sua equipe criaram o projeto Para Elas, que promove atenção especial à saúde da mulher em situação de abuso e violência. “A mulher chega no Para Elas porque apanha há 20 anos do companheiro, porque tentou suicídio, porque o filho bateu nela, porque sofreu violência institucional, foi discriminada ou sofreu abuso sexual na infância. E muitas mulheres não têm consciência da violência que elas sofrem”, diz a médica.
Sobre a origem do problema, a médica constata: “A violência contra a mulher vem se transmitindo de geração para geração. As crianças são socializadas sob essa violência. A violência aparece toda vez que há uma relação de poder, quando há uma desigualdade. Essa desigualdade é muito mais frequente na relação de gênero entre homem e mulher”.
Por fim, a série estabelece uma relação do projeto real com a história fictícia de Rosana, uma mulher que sofre ao saber que sua filha, Vanessa, apanhou do namorado. Desesperada, a mãe pede ajuda a seu marido, Carlos, mas ele está mais preocupado em violentá-la também do que em ajudar.

Seja o primeiro a comentar ;)

Postar um comentário

  ©Noticias da tv brasileira - Todos os direitos reservados.

Template by Dicas Blogger | Topo