quarta-feira, 24 de junho de 2020

Repórter Eco na TV Cultura - tecnologia espacial, povo Yanomami e desmatamento da Amazônia

Divulgação

Neste domingo (28/6), o Repórter Eco apresenta três reportagens inéditas: sobre a tecnologia espacial, o futuro do povo Yanomami que está em risco por conta do coronavírus e o desmatamento da Amazônia. Apresentado por Márcia Bongiovanni, o programa vai ao ar a partir das 18h, na TV Cultura.

A primeira matéria fala sobre a tecnologia espacial – as viagens espaciais levaram a grandes descobertas e inovações tecnológicas que estão presentes no nosso dia a dia, como é, por exemplo, o processo digital de imagens, ferramenta que permite monitorar com precisão as florestas até o degelo nas calotas polares.
Um projeto de iniciação científica levou o estudante Natan Cardoso de Oliveira, de 16 anos, e um grupo de alunos brasileiros até a NASA. Na agência espacial americana, eles apresentaram o cimento espacial. “Os alunos hoje querem ter contato com a ciência. Antes só acontecia na graduação e agora eles percebem que podem ser cientistas sim, que podem ter ideias que possam contribuir para a questão do meio ambiente, para a questão de tecnologias que sejam úteis para o nosso cotidiano”, comenta Fábio Marçal Agostinho, coordenador pedagógico.
Outro assunto abordado é o futuro do povo Yanomami, guardião da floresta Amazônica, que está em risco. Garimpeiros ilegais entram em suas terras, espalham o vírus da covid-19 e ameaçam líderes indígenas, entre eles, Dario Kopenawa, filho do grande líder político Yanomami David Kopenawa. O ministério Público já pediu medidas urgentes para retirar os invasores.
Por fim, o programa mostra o desmatamento anual da Amazônia que deve ser anunciado em novembro. De acordo com o biólogo João Paulo Capobianco, vice-presidente do Instituto Democracia e Sustentabilidade, o desmatamento será recorde este ano e é essencial manter as áreas naturais do Brasil protegias.

Seja o primeiro a comentar ;)

Postar um comentário

  ©Noticias da tv brasileira - Todos os direitos reservados.

Template by Dicas Blogger | Topo