quarta-feira, 1 de julho de 2020

'Guerras do Brasil' e 'Frágil Equilíbrio': destaques da programação do Curta!

José Mujica, ex-presidente do Uruguai, apresenta o documentário 'Fragil Equilíbrio' - Divulgação

'Guerras do Brasil' e 'Frágil Equilíbrio' são alguns dos destaques da programação do Curta! até domingo.


Quinta do Pensamento – 02/07
23h – “Cleo” (Documentário)
Cleonice Berardinelli é uma das maiores intelectuais brasileiras. Imortal da Academia Brasileira de Letras, ela foi a primeira brasileira a escrever uma tese sobre Fernando Pessoa e é uma das principais referências no estudo das obras desse autor, de Luís de Camões e de Gil Vicente. Dona Cleo, como gosta de ser chamada, deu aula de Literatura Portuguesa por mais de meio século, inclusive a alunos ilustres como Zuenir Ventura e Ana Maria Machado, hoje também imortais da ABL. A sua energia vital parece inesgotável, e, aos 103 anos, Dona Cleo ainda nos presenteia com poemas recitados de cor.  Diretor: Guilherme Bengué Duração: 57 min. Classificação: Livre. Horários alternativos: 3 de julho, sexta-feira, às 03h e às 17h10; 4 de julho, sábado, às 21h25; 5 de julho, domingo, às 13h20; 6 de julho, segunda-feira, às 11h.

Sexta da Sociedade – 03/07
20h – “Guerras do Brasil.doc” (Série) – Ep. “Universidade do Crime”
A série aborda uma guerra contemporânea: a das ruas brasileiras, onde morrem cerca de 60 mil pessoas todos os anos. Vamos entender a gênese das organizações criminosas que comandam o tráfico de drogas. O episódio conta a origem, no Rio de Janeiro, do Comando Vermelho, organização que nasceu e cresceu nos presídios cariocas. Narra como o “CV” organizou o crime e o tráfico nas comunidades carentes. Em São Paulo, o foco é o PCC, (Primeiro Comando da Capital), seu surgimento na década de 1990, sua estrutura interna e como financia os crimes. Diretor: Luiz Bolognesi. Duração: 26 min. Classificação: 12 anos. Horários alternativos: 04 de julho, sábado, às 0h e às 17h30; 05 de julho, domingo, às 08h30; 06 de julho, segunda-feira, às 14h; 07 de julho, terça-feira, às 08h.

Sábado – 04/07
22h30 – “Clementina” (Documentário)
Filme sobre o universo de Clementina de Jesus, revelada aos 63 anos como uma das maiores vozes da história do samba. Considerada por muitos o elo perdido entre a cultura brasileira e as raízes africanas. Diretora: Ana Rieper. Duração: 75 min. Classificação: Livre. Horários alternativos: 05 de julho, domingo, às 14h25.

Domingo – 05/07
19h – “Frágil Equilíbrio” (Documentário)
Apresentado e comentado por José Mujica, ex-presidente do Uruguai, este documentário mostra três histórias, em diferentes continentes, que exemplificam dilemas do mundo capitalista contemporâneo: dois executivos japoneses que vivem para trabalhar, uma comunidade subsaariana que luta para chegar ao Primeiro Mundo e famílias espanholas que enfrentam a crise econômicaDiretor: Guillermo García López. Duração: 81min. Classificação: Livre. Horários alternativos: 06 de julho, segunda-feira, às 09h30.

Sobre o Curta!
O canal Curta! é um dos novos canais brasileiros da TV paga que mais aprovou projetos para financiamento pelo Fundo Setorial do audiovisual. Até agora foram financiados, para estreia no CURTA!, mais de 120 longas documentais e 800 episódios de 60 séries, atendendo à grade temática do canal: música, artes cênicas, metacinema, pensamento  em humanidades, história política e sociedade.

O Curta! pode ser visto nos canais 56 e 556 da NET e da Claro TV, no canal 75 da Oi TV e no canal 664 da Vivo, oferecido à la carte pela operadora.

Seja o primeiro a comentar ;)

Postar um comentário

  ©Noticias da tv brasileira - Todos os direitos reservados.

Template by Dicas Blogger | Topo