sexta-feira, 5 de novembro de 2021

Ed Stafford encara novo desafio de sobrevivência nas grandes cidades

Divulgação

Em
 Ed Stafford: Sobrevivendo nas Ruas (Ed Stafford: 60 Days on the Street), minissérie inédita que o Discovery exibe a partir de sábado, 13 de novembro, às 22h15, o viajante solitário que coleciona façanhas como atravessar a selva amazônica caminhando, se propõe àquela que talvez seja a mais extrema e importante de suas missões: passar 60 dias e 60 noites nas ruas de grandes cidades, sem dinheiro e sem abrigo, filmando sua experiência.

Com essa iniciativa, Ed espera chamar a atenção para a gravidade da crise de habitação que atinge o Reino Unido – a mesma que também assola o Brasil. O número de sem-teto no Reino Unido dobrou em cinco anos; hoje, há mais pessoas vivendo nas ruas dos grandes centros britânicos do que em qualquer momento da história pós-guerra.

Sem dinheiro, sem alimento e sem abrigo, Ed revela o drama humano que esses números e estatísticas não mostram, com registros captados por ele próprio em três das maiores cidades do Reino Unido: Manchester, Londres e Glasgow, uma em cada um dos três episódios de uma hora que compõem a minissérie.

Ed vai contar as histórias de quem está nas ruas, conversar com essas pessoas, descobrir de onde vieram e saber como sobrevivem à vulnerabilidade social extrema. Arriscando sua saúde física e mental, ele estará ao lado delas para mostrar a realidade da vida nas ruas: da fome e sensação de desamparo e invisibilidade, ao apelo das drogas e a estarrecedora ação de falsos sem-teto que ganham dinheiro às custas da miséria e solidariedade alheias.

Durante os dois meses em que permanece nas ruas, Ed encontra pessoas que foram levadas para o vício, muitas delas sem forças e sem alternativas que as permitam mudar de situação. Assim, a produção retrata de maneira fiel uma comunidade marginalizada, um problema social grave radicado na desigualdade e causa de diversas mazelas urbanas.                            

No primeiro episódio, Ed viaja a Manchester, uma cidade que passa pela crise da habitação e o aumento expressivo dos problemas relacionados ao consumo e tráfico de drogas – ali, a população em situação de rua aumentou sete vezes desde 2010. As autoridades locais se comprometeram a erradicar a miséria nas ruas até 2020; no entanto, os problemas persistem e têm se mostrado intransponíveis.

Quando anoitece, a praça principal – movimentada por pedestres, universitários e veículos durante o dia – se converte em outro mundo. Iniciado com a ajuda de Mark, sem-teto há sete anos e que dorme na saída de incêndio de uma loja de departamentos, Ed vai entender as regras e perigos dessa realidade paralela. No segundo e terceiro episódios, Ed viverá nas ruas de Londres e Glasgow, respectivamente.

SERVIÇO

Ed Stafford: Sobrevivendo nas Ruas (Ed Stafford: 60 Days on the Street)
Estreia: sábado, 13 de novembro, às 22h15
Classificação indicativa: 12 anos        

Seja o primeiro a comentar ;)

Postar um comentário

  ©Noticias da tv brasileira - Todos os direitos reservados.

Template by Dicas Blogger | Topo