segunda-feira, 17 de janeiro de 2022

CNN Brasil inova entre os canais de notícia e entra no mundo do metaverso

Divulgação

A CNN Brasil prepara o lançamento, ainda no primeiro semestre de 2022, de um projeto no metaverso, que permite que usuários vivam e realizem atividades em um ambiente totalmente virtual, e que ganhou força recentemente com o anúncio da rede social Facebook de que prepara um forte investimento na tecnologia revolucionária. À frente da iniciativa do canal está a apresentadora e especialista em tecnologia da CNN, Rita Wu.

A ideia surgiu quando Rita anunciou que irá se casar no metaverso. Será o primeiro casamento da América Latina na realidade virtual e ocorrerá no Decentraland, um dos maiores e mais reconhecidos metaversos da atualidade no planeta. A cerimônia marcará a união com André Mertens, que também trabalha com tecnologias digitais. O evento, com número quase ilimitado de convidados, será realizado na segunda quinzena de fevereiro. “A ideia é fazer o processo todo do casamento de forma divertida para aprender e propor coisas diferentes. Além disso, temos amigos em várias partes do mundo e, desta forma, podemos reunir todos no mesmo ambiente e horário”, conta Rita.

 

A criação, o desenvolvimento e a execução da cerimônia virtual serão acompanhados pela equipe digital da CNN Brasil, que vai produzir uma websérie que mostrará os bastidores da preparação de um evento no metaverso, assim como a cobertura do casamento e as inúmeras possibilidades que a realidade virtual traz como inovações. A produção será mais um lançamento da CNN Soft, o braço de conteúdo da CNN para informação e entretenimento.

 

“Com a pandemia, o virtual passou a ser mais potente e facilitou as conversas para que as pessoas pudessem interagir de formas diferentes. Além disso, o metaverso é um ambiente para reunir pessoas, quase que sem limites, facilitando a realização de shows e eventos sociais dos mais diversos”, afirma Rita. Ela cita como exemplo o show virtual do rapper norte-americano *Travis Scott* no *Fortnite*, em 2020, assistido por 14 milhões de fãs.

 

Também já está em fase de produção pelo time da CNN Soft uma série em “metacast”, que são podcasts publicados no universo virtual. O metacast da CNN, com oito episódios, ainda estará disponível em plataformas de áudio tradicionais. O objetivo da produção é explicar de forma didática o que é o metaverso, quais as perspectivas que a nova tecnologia trará para a humanidade, e desvendar os impactos não só para a vida cotidiana das pessoas, mas também para o mundo dos negócios.

 

O casamento de Rita Wu é um exemplo do que pode ser feito dentro de um metaverso. Muitas empresas já fazem ações de games, porque é importante para as marcas estar onde o público está. Além de eventos e outras atividades específicas, as empresas também colocam à venda seus produtos virtuais, como roupas, calçados, acessórios, terrenos, casas e veículos, e muitos desses itens que são colecionáveis podem chegar a preços estrondosos.

 

A apresentadora considera metaverso um ambiente perfeito para o casal. “Nós queríamos que os convidados tivessem uma experiência única, inovadora e, principalmente, divertida. Desde a escolha do local, até como os convidados vão estar representados, é um exercício criativo que estamos adorando fazer”, afirma.

 

Os noivos vão encomendar as roupas de um estilista do mundo real e todas as despesas, menores do que se fosse para um casamento na realidade física, serão pagas com criptomoedas, que é a forma como se dão as transações financeiras dentro de metaversos.

 

Nesta sexta, 14 de janeiro, às 17 horas, Rita Wu dará mais detalhes sobre a iniciativa durante o evento *Rio Innovation Week*, em que a especialista em tecnologia e entrevistadora do programa *CNN Nosso Mundo* participará de um debate sobre o metaverso. Rita conversará com a pesquisadora *Giovanna Graziosi*, produtora de eventos e comunidade na *Decentraland*, e com o CDO da *CloudWalk*, *Paulo Perez*, sobre os rumos do metaverso no Brasil, as possibilidades para as empresas nesse universo paralelo e comentará a estratégia da *CNN Brasil* para atuar na plataforma virtual.

 

 

*Glossário*

 

*Metaverso* - A palavra foi criada em 1992 pelo escritor norte-americano *Neal *Stephenson* no romance de ficção científica *“Snow Crash”*. Na história, as pessoas escapam da realidade vivendo num mundo virtual por meio de avatares.

*Rio Innovation Week* - Mais completo evento sobre inovação e tecnologia da América Latina, que acontece entre os dias 13 e 16 de janeiro no Jockey Club Brasileiro, no Rio de Janeiro.

*Decentraland* - Um dos maiores e mais reconhecidos metaversos da atualidade.

*Cloudwalk* - Rede de meios de pagamento inteligente que processa crédito, débito e centenas de outros produtos de pagamento usados no deep learning e blockchain.

*Metacast*  - “Podcast” no metaverso.

*Fortnite* - É um jogo eletrônico compartilhado por inúmeras pessoas.

Seja o primeiro a comentar ;)

Postar um comentário

  ©Noticias da tv brasileira - Todos os direitos reservados.

Template by Dicas Blogger | Topo