sexta-feira, 11 de março de 2022

“CNN Soft Business” explica por que o mercado pet cresceu tanto na pandemia

Divulgação

CNN Soft Business deste domingo, dia 13 de março (21h45), mergulha em um setor da economia que se fortaleceu durante a pandemia: o mercado pet. Segundo a pesquisa Radar Pet 2021, realizada pela Comissão de Animais de Companhia (Comac), o número de animais de estimação nos lares brasileiros cresceu 30% no período de isolamento social. Os tutores de primeira viagem representam 23% dos entrevistados do estudo.

Quando o assunto é faturamento, o Instituto Pet Brasil (IPB) revela que a área do bem estar do animal doméstico cresceu 25% no ano passado frente a 2020, ultrapassando os R$ 51 bilhões. As maiores empresas - Petz, Cobasi e Petlove - concentram apenas 15% desse mercado . “Pet shops independentes representam 50% do mercado brasileiro. Então, a gente vê muito potencial para ganhar share sobre esses players porque foi assim que aconteceu em países como o Reino Unido”, afirma a CFO da Petz, Aline Penna. Segundo a executiva, no Reino Unido os pet shops menores representam 25% do mercado porque o setor foi se profissionalizando. “A formalização da economia animal aqui no Brasil deve trazer essa tendência pra cá, também”, conclui.

O episódio mostra que a Petz, única empresa do ramo com capital aberto na B3, a Bolsa de Valores de São Paulo, começa a mudar seu perfil, ampliando os investimentos em serviços, que hoje representam apenas 10% do faturamento. “A gente tem investido muito no segmento da saúde com a abertura de hospitais. Praticamente, todas as lojas que a gente abre tem uma clínica e, agora, estamos desenvolvendo uma estrutura de plano de saúde e também de laboratórios”, revela Aline Penna.

Phelipe Siani e Fernando Nakagawa conversaram também com Talita Lacerda, CEO da Petlove, que já oferece plano de saúde animal. “A gente tem um plano de saúde líder e crescemos nesse segmento com faturamento total acima de 10% de toda a nossa receita de 2021”, revela a executiva. A empresa, que espera um avanço de 20% agora em 2022, tem como um dos principais diferenciais a assinatura de produtos e contato com veterinários disponíveis 24 horas por dia.  

Instituto Pet Brasil (IPB) apurou que o setor pet está numa curva ascendente de crescimento. “Neste ano, as duas maiores cadeias nacionais de pet shop anunciaram que vão abrir cerca de 50 lojas cada uma”, constata o presidente do Conselho Consultivo do IPB, Nelo Marraccini. Ele afirma que há espaço para uma expansão ainda maior, com oportunidades para os investidores. Há muitas cadeias menores que ainda tem 10 ou 15 lojas e não tem um depósito centralizado, por exemplo. Então, há oportunidades para o grande investidor comprar essas cadeias menores e consolidá-las, além da compra de indústrias do ramo”, conclui Marraccini.

Seja o primeiro a comentar ;)

Postar um comentário

  ©Noticias da tv brasileira - Todos os direitos reservados.

Template by Dicas Blogger | Topo