sexta-feira, 18 de março de 2022

Marcelo Tas conversa com Rico Malvar no Provoca

Foto: Carolina Amoedo

Nesta
 terça-feira (22/3), Marcelo Tas conversa no Provoca com o engenheiro e pesquisador Rico Malvar. Antigo cientista-chefe no maior laboratório da Microsoft Research em Redmond, Washington, o convidado fala sobre sua história na empresa, o combate às fake news e as responsabilidades quando o assunto é inteligência artificial. O programa vai ao ar a partir das 22h, na TV Cultura.

Durante a atração, Rico compartilha sua trajetória na Microsoft. Conta que na época havia muitas especulações sobre a mídia se tornar digital. “(...) em uma tarde de domingo, dei uma de maluco e escrevi um e-mail para o STO da Microsoft e falei que a mídia digital é importante (...) o grupo de pesquisa de vocês não tem um processamento de sinais, devia ter, e se você quiser posso montar esse grupo para você”, diz o pesquisador. Após o aval de uma entrevista, a empresa resolveu arriscar em Rico.

Além disso, Tas também o questiona sobre o campo de batalha das fake news e Malvar explica como as pesquisas sobre inteligência artificial podem ser aliadas neste combate. Em um primeiro momento, as ferramentas técnicas novas auxiliam a detectar a origem de uma foto ou texto. “E, ao mesmo tempo, com o cuidado de não sermos sensores”, pontua Rico. Ele ressalta o valor da liberdade de expressão, mas aponta que as novas tecnologias dão maior garantia.

Por fim, a conversa parte para o âmbito das inteligências artificiais, as quais o convidado se dedica a pesquisar. “Nós estamos aprendendo que não é apenas uma questão de fazer um sistema de aprendizagem de máquina, machine learning (…) Você tem que ter um sistema em que os processos de treinamento detectam coisas que são incorretas, que não são éticas, insultos, coisas tendenciosas, e você tem que filtrar isso (…) que seja sempre uma ferramenta de apoio.”

Seja o primeiro a comentar ;)

Postar um comentário

  ©Noticias da tv brasileira - Todos os direitos reservados.

Template by Dicas Blogger | Topo