segunda-feira, 18 de abril de 2022

Animal Planet exibe o especial Chernobyl: 36 Anos Após o Desastre Nuclear

Monstros do Rio - Divulgação

Exatos 36 anos após a fatídica madrugada de 26 de abril de 1986, o Animal Planet aborda as trágicas consequências do desastre em Chernobyl, ainda considerado o pior desastre nuclear da história: a explosão do reator da usina nuclear ucraniana lançou na atmosfera uma carga radioativa que equivale a cem vezes as bombas de Hiroshima e Nagasaki.

Na terça-feira, dia 26, a partir das 21h15, o canal exibe uma sequência com três documentários inéditos que compõem o ESPECIAL CHENOBYL: 36 ANOS DO DESASTRE NUCLEAR. São as atrações: Chernobyl: Cidade FantasmaDesastres Nucleares: Natureza Ameaçada e um episódio especial de Monstros do Rio.

MONSTROS DO RIO (River Monsters) abre a programação com um episódio especial que acompanha o biólogo e pescador Jeremy Wade no desafio mais perigoso de sua carreira – e ele já esteve nos rincões de mais de vinte países em busca de criaturas raras que habitam rios e lagos. Tudo começa quando Jeremy segue a trilha de histórias sobre ataques a ursos pardos ocorridos em uma região remota e rural da Ucrânia – os relatos  o levam à procura por um monstro do lago descrito em lendas que atravessaram os séculos. A criatura que arrasta suas vítimas de águas rasas para a morte teria refúgio no lago radioativo que refrigerava os reatores da usina de Chernobyl Em uma corrida contra o tempo e a radiação, Jeremy investiga se o mostro pode ser um animal mutante.

Às 22h05, Chernobyl: Cidade Fantasma (Mysteries of the Abandoned) abre a programação com a investigação empreendida pelo engenheiro civil e cineasta Philip Grossman no epicentro da explosão. Em suas mais de dez visitas a Chernobyl, ele reuniu informações que só aumentaram o mistério em torno do que realmente aconteceu em 26 de abril de 1986. Agora, ele retorna à Chernobyl na busca pela verdade em meio aos escombros do que um dia já foi uma cidade vibrante, povoada por cientistas e por uma comunidade próspera. Philip vai direto ao edifício onde ficava o que um dia foi o reator 4, o local da explosão, e vai vasculhar a sala de controle onde estavam os técnicos responsáveis pela operação da usina. A explosão foi creditada a erro humano. No entanto, Philip teve acesso a evidências de que o suposto acidente pode, na verdade, ter sido uma das mais complexas ações de sabotagem da história.

Por fim, às 23h, em Desastres Nucleares: Natureza Ameaçada (Life After: Chernobyl), o biólogo Rob Nelson e a antropóloga Mary-Ann Ochota têm acesso total à área em torno da Usina Nuclear de Chernobyl. Eles foram os primeiros cientistas a entrar na zona de perigo e estiveram lá para investigar como o meio ambiente e a vida selvagem foram afetados na área mais contaminada pela radiação. Eles podem ficar o tempo necessário para realizar suas pesquisas, mas precisam garantir que a exposição à radiação em seus corpos não atinja níveis demasiadamente altos. Ali, eles vão descobrir e revelar os efeitos das altas doses de radiação sobre a vida animal e vegetal.

SERVIÇO – ESPECIAL CHENOBYL: 36 ANOS DO DESASTRE NUCLEAR

MONSTROS DO RIO (River Monsters)
Estreia: terça-feira, 26 de abril, às 21h15
Classificação indicativa: Livre

Chernobyl: Cidade Fantasma (Mysteries of the Abandoned)
Estreia: terça-feira, 26 de abril, às 22h05
Classificação indicativa: Livre

Desastres Nucleares: Natureza Ameaçada (Life After: Chernobyl)
Estreia: terça-feira, 26 de abril, às 23h
Classificação indicativa: Livre

Seja o primeiro a comentar ;)

Postar um comentário

  ©Noticias da tv brasileira - Todos os direitos reservados.

Template by Dicas Blogger | Topo